(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LUZ NO FIM DO TÚNEL

Kalil diz que 'situação é grave', mas ressalta proximidade da vacina

Infectologista Carlos Starling, por sua vez, projeta início da vacinação até março do próximo ano


30/12/2020 16:56 - atualizado 30/12/2020 18:13

Prefeito concedeu entrevista coletiva nesta quarta (30).(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Prefeito concedeu entrevista coletiva nesta quarta (30). (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), assegurou, nesta quarta-feira (30/12), que a cidade está preparada para imunizar a população contra o novo coronavírus. Ao lembrar a proximidade da vacina, o chefe do Executivo municipal pediu que entusiastas de festas e outras aglomerações se comportem “pelo menos uma vez no ano”.

“Quem quer ver entes queridos, pais, mães, avós e amigos mais velhos, que se comporte pelo menos uma vez no ano, pois a situação é grave. É muito grave. A vacina está chegando. Estamos na ‘praia’ depois de nadar tanto. Como diz um velho provérbio: não vamos morrer na praia”, clamou.

Ainda de acordo com o prefeito, a cidade dispõe de estrutura e insumos necessários para aplicar as doses. “A única coisa que precisamos aqui é da vacina. A logística, as seringas e o plano estão prontos há meses”, garantiu.

Imunização pode começar no início de 2021

O infectologista Carlos Starling, que faz parte do grupo de conselheiros de Kalil, evitou cravar data, mas projetou o início da campanha de vacinação até março.

“Gostaríamos de estar aqui dizendo que ‘tal dia’ vai começar a vacinação ou que já estivéssemos vacinando, como vemos em outros países. Infelizmente, não foi possível, mas, com certeza, vamos começar, ainda no primeiro trimestre, com um programa de vacinação. Protegendo os mais vulneráveis, vamos poder começar uma estabilidade maior em nossa vida”, vislumbrou.

BH tem acordos costurados

No último dia 15, Kalil se reuniu com o governador paulista, João Doria (PSDB), para alinhar acordo em prol de vacinas do Instituto Butantan para profissionais de saúde. Dias antes, o secretário Municipal de Saúde de BH, Jackson Machado, afirmou que a cidade está com toda logística montada para a vacinação da COVID-19.

Há, também, negociações com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz). O objetivo é garantir alternativas à capital mineira.

A prefeitura também fez parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para armazenar a vacina da Pfizer, que vem sendo aplicada no Reino Unido. Caso ela chegue à capital, poderá ser armazenada em super-freezers da instituição. Isso porque o imunizante precisa ficar a uma temperatura de -70 °C.

 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)