(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINAS CONSCIENTE

Caratinga decide permanecer na onda amarela do Minas Consciente

Mesmo com a classificação da microrregião na Onda Vermelha e o número crescente de casos da COVID-19, prefeitura optou por seguir a recomendação da macrorregião


02/12/2020 20:07 - atualizado 07/12/2020 15:56

O decreto municipal também dispõe de medidas restritivas(foto: Reprodução/Wikimedia Commons)
O decreto municipal também dispõe de medidas restritivas (foto: Reprodução/Wikimedia Commons)
 

A microrregião de Caratinga, na Região do Vale do Rio Doce, foi classificada na onda vermelha do Minas Consciente. Mas, em decreto publicado nessa terça-feira (1/12), a prefeitura confirma a permanência do município na onda amarela, seguindo as recomendações para a macrorregião. Lembrando que o município vem enfrentando um aumento nos casos e já passou a marca de 2.000 infectados pela COVID-19.


De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta (2/11), a cidade já confirmou 2560 casos, 500 destes registros foram confirmados nas últimas duas semanas. Atualmente existem 116 casos ativos e o número de óbitos já chega a 80.

 

Além disso, também nessa terça, o hospital referência da região, único que dispõe de leitos de UTI para tratamento do coronavírus, o Hospital Irmã Denise (CASU), atingiu a capacidade máxima de atendimento na UTI adulto.

 

“Reforçamos o pedido para que cada um faça a sua parte e pratique todas as medidas de prevenção, principalmente o uso da máscara e a higienização das mãos. Evitem aglomerações e, aqueles que puderem, fiquem em casa! Nossa equipe está na linha de frente para salvar vidas, faça a sua parte” pede a equipe do CASU.

 

Em nota, a prefeitura de Caratinga afirma que a Secretaria Municipal de Saúde e o CASU já realizaram o pedido da mobilização de novos 10 leitos, além de terem mobilizado 30 leitos na última semana. Atualmente o hospital conta com 70 leitos de UTI adulto. “Vale ressaltar que não houve desassistência aos pacientes, e que o município não tem medido esforços para dar toda atenção necessária às ações de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus” informa o comunicado.

 

Decreto 227/2020

 

Além de confirmar a permanência do município na onda amarela, o decreto também dispõe de novas medidas restritivas. Confira os principais pontos:

 

 

  • Proibição de self-service em restaurantes, bem como de entretenimento e funcionamento de espaço kids nos estabelecimentos;
  • Funcionamento de bares e restaurantes para consumo local entre os horários de 10h e 15h e 18h e 22h. (O serviço de delivery poderá ser realizado durante os demais horários);
  • Proibição de locação de espaços privados para a realização de eventos particulares;  
  • Restrição de embarque e desembarque de passageiros por parte das empresas de transporte, que deverão ser realizados apenas na Rodoviária;
  • Rodízio de CPF para atendimento nas agências bancárias.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)