Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Bares e restaurantes de Lagoa Santa poderão vender bebidas alcoólicas

Decreto publicado pelo prefeito anima o setor, mas mantém as medidas de prevenção adotadas anteriormente


04/09/2020 13:51 - atualizado 04/09/2020 15:38

Orla da Lagoa Central, local que concentra vários bares e restaurantes da cidade(foto: Divulgação/Prefeitura de Lagoa Santa)
Orla da Lagoa Central, local que concentra vários bares e restaurantes da cidade (foto: Divulgação/Prefeitura de Lagoa Santa)

Foi um alívio para a empresária e dona de um 'pub' na cidade de Lagoa Santa ver o novo decreto municipal. Após seis meses com o bar praticamente fechado, Lili Karambas vê com esperança as novas normas na cidade. Os bares e restaurantes de Lagoa Santa poderão, a partir desta sexta feira, vender bebidas alcoólicas até as 23h.

O decreto assinado pela prefeitura de Lagoa Santa mantém as medidas de prevenção adotadas anteriormente, como a obrigatoriedade de tapete pedilúvio na entrada de todos os estabelecimentos e o uso obrigatório de máscaras, além de acrescentar novas medidas de segurança. Haverá em todas as mesas dos bares e restaurantes álcool em gel 70% e todos os clientes terão a temperatura aferida ao chegar ao estabelecimento.



A estrutura dos bares e restaurantes também terá que ser adaptada para atender o distanciamento social, com 2 metros entres as mesas, acomodar no máximo seis clientes em cada mesa, não permitir que clientes fiquem em pé, higienizar as mesas sempre que houver a troca de clientes, priorizar os ambientes externos e ventilados e priorizar o atendimento mediante reservas para evitar aglomeração na porta.

Já atenta aos protocolos de higienização anteriores, a empresária antecipou algumas medidas criando o cardápio virtual em que os próprios clientes poderão fazer o pedido pelo celular e espalhou cartazes no estabelecimento orientando-os sobre as medidas de higiene e distanciamento.

 

De acordo com o secretário de Saúde de Lagoa Santa, Gilson Urbano, o novo decreto só foi permitido porque os indicadores positivos da cidade atestam o município de Minas Gerais com o menor número de casos notificados positivos nos últimos dias. “Foi feita uma reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde e os proprietários de bares e restaurantes e foram definidos os protocolos sendo que os proprietários assinarão um termo de responsabilidade com as novas regras colocadas pelo comitê de enfrentamento à COVID-19”.

 

Shows

 

No novo decreto, serão permitidas músicas ao vivo e os estabelecimentos deverão priorizar a apresentação individual de músicos ou de duplas, devendo existir um distanciamento mínimo entre os artistas e as mesas, de quatro metros, não sendo permitido que os clientes permaneçam de pé.

 

 

Com as novas medidas de distanciamento, o bar agora tem espaço para atender no máximo 100 pessoas; antes eram 250(foto: Divulgação/Karambas)
Com as novas medidas de distanciamento, o bar agora tem espaço para atender no máximo 100 pessoas; antes eram 250 (foto: Divulgação/Karambas)

Para a empresária, a classe artística que trabalhava com ela antes da pandemia foi a que mais sofreu. A área externa do bar tem um palco, que ficou sem apresentações durantes esses quase seis meses. “Agora, vamos recativar nossos clientes para que voltem com todas essas novas normas e se sentindo seguros.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade