(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PLATÔ

Coronavírus: Minas registra estabilização no número de mortes, diz SES

Depois de o estado registrar 97 mortes nas últimas 24 horas, secretário Carlos Eduardo Amaral afirma que levará um tempo para iniciar queda em números da COVID-19


14/08/2020 13:08 - atualizado 14/08/2020 13:47

(foto: Rede Minas/Reprodução)
(foto: Rede Minas/Reprodução)

No dia em que Minas registrou 97 mortes por COVID-19 nas últimas 24 horas, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que há uma estabilização no número de mortes no estado quando o parâmetro analisado é a data da ocorrência e não a de confirmação do óbito. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva nesta sexta (14), em que o governador Romeu Zema (Partido Novo) anunciou o recebimento de 1,6 mil respiradores doados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

 

De acordo com o secretário, há diferença significativa no comportamento da curva quando se olha a data de ocorrência das mortes e  não a data de confirmação. "Estamos em um platô, com tendência de parar de subir. O início da queda demora um pouco. Mas tudo leva a crer que paramos de subir. Não estamos com tendência de aumento do número de óbitos em Minas", disse.

 

O secretário afirmou que a média móvel, calculada com base na média de mortes do período de sete dias, confirma que o estado está em um platô, com a manutenção do número de casos e mortes em um patamar elevado.  

 

Os respiradores que o governo recebeu foram desenvolvidos e produzidos pela empresa Tacom. "Temos que agradecer muito à Fhiemg, grande parceira do Governo de Minas e da Secretaria de Saúde. A doação de 1,6 mil respiradores nos ajudar na estruturação das redes de saúde em Minas Gerais", afirmou. O secretário lembrou que os respiradores serão distribuídos aos municípios com base em critérios técnicos  e ficarão como um legado para rede hospitalar pública do Estado. 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)