(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REUNIÃO PÚBLICA

Ibirité inicia revisão de plano diretor, sem atualização há 21 anos

Por causa da pandemia de COVID-19, as audiências públicas serão realizadas online


07/08/2020 17:57 - atualizado 07/08/2020 18:17

Primeira reunião pública para discutir o Plano Diretor foi feita de forma online, através de live. (foto: Divulgação)
Primeira reunião pública para discutir o Plano Diretor foi feita de forma online, através de live. (foto: Divulgação)

Em plena pandemia de COVID-19, o prefeito de Ibirité, na Região Metropolitana de BH (RMBH), William Parreira (Avante) está dando andamento à revisão do plano diretor do município. O estatuto da cidade recomenda que a cada 10 anos o texto seja atualizado. Porém, gestores anteriores não fizeram e o texto está há 21 anos sem alteração.
 
Ibirité tem, hoje, cerca de 180 mil habitantes e, segundo o prefeito, houve um aumento populacional desordenado durante essas duas décadas, o que atinge diretamente o plano gestor do município, que precisa prever obras e demandas que atendem esse crescimento em diversas áreas, como esgoto, iluminação, escolas, segurança, saúde, entre outros. 

“Tenho 37 escolas municipais para atender 18 mil alunos. Preciso contar com uma frota de 35 ônibus para transportar alunos de diversas regiões. A prefeitura tem mais ônibus que a empresa de coletivos, que funciona dentro da cidade. É perceptível a necessidade de construção de novas escolas. O plano diretor é justamente para essas tomadas de decisões”, explica o prefeito.

A primeira reunião pública para discutir o plano diretor foi feita de forma online, por live. Houve um chamamento para o cidadão participar no jornal da cidade, nas redes sociais da prefeitura, em faixas espalhadas nas principais ruas e, também, outdoors que foram fixados nos principais acessos do município. A live teve mais de 2 mil visualizações e as pessoas puderam enviar perguntas, que eram esclarecidas ao vivo. 

No momento, está sendo criado o núcleo gestor, um grupo com pessoas de várias entidades que representam o cidadão, a indústria, os agricultores e representantes de cada distrito, como Durval de Barros, Jatobá, Canal e Marilândia, além, é claro, da sede. 

Até o final de agosto, uma nova audiência pública será marcada e, novamente, ocorrerá de forma online. “Estamos usando os recursos da tecnologia porque não podemos esperar a pandemia passar. É um novo desafio mas esperamos que o cidadão participe ativamente nas decisões”, pontuou Parreira. Dúvidas e sugestões sobre o assunto podem ser enviadas para o e-mail planodiretor@ibirite.mg.gov.br . 

Para quem não tem acesso à internet, a prefeitura disponibilizou uma sala somente para assuntos relacionados ao plano diretor. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua Arthur Campos, 906, Bairro Alvorada. 

COVID-19 

Integrante do Programa Minas Consciente, Ibirité está na onda vermelha, na qual somente os serviços essenciais podem funcionar. Mesmo assim, a cidade enfrenta um crescimento significativo de COVID-19. Em 20 dias, o município registrou um aumento de 69% no número de confirmados, sendo agora 1.048 casos acumulados. As mortes pelo novo coronavírus também aumentaram. Agora somam 36, com um aumento de 71,4% nos últimos 20 dias. 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)