Publicidade

Estado de Minas BATALHA PELA VIDA

Superação aos 99 anos: ex-deputado recebe alta pós COVID-19

Ex-sindicalista e ex-deputado estadual em Minas, Clodesmidt Riani venceu a batalha contra o coronavírus e emocionou médicos e enfermeiros em Juiz de Fora


31/07/2020 22:45 - atualizado 31/07/2020 23:48

Prestes a completar 100 anos, Clodesmidt Riani venceu a COVID-19 e deixou o hospital aplaudido(foto: Hospital Unimed Juiz de Fora/Divulgação)
Prestes a completar 100 anos, Clodesmidt Riani venceu a COVID-19 e deixou o hospital aplaudido (foto: Hospital Unimed Juiz de Fora/Divulgação)
O ex-deputado estadual Clodesmidt Riani, de 99 anos, teve alta do Hospital da Unimed Juiz de Fora, onde estava internado desde o dia 21, vítima da COVID-19.

Sob aplausos dos funcionários, Riani deixou o hospital e emocionou médicos e enfermeiros. Prestes a completar 100 anos daqui a 75 dias, no momento da alta, ao lado de um de seus 10 filhos, agradeceu, retribuindo também com palmas o gesto dos profissionais da saúde ao sair pelos corredores do hospital.

O ex-deputado e sindicalista é um dos nomes mais importantes e admirados da política em Minas Gerais. Como líder sindical, liderou mais de 700 mil trabalhadores da indústria.

De acordo com o cardiologista Pedro Rufino, a questão da idade chamou a atenção, pois, além da COVID-19, o idoso apresentou infecção pulmonar bacteriana, mas não precisou de atendimento de UTI.

Já para Orlandsmit Riani, um dos filhos, a vida de luta do pai é como a de um guerreiro. “É uma lição de vida. Um homem que ficou preso de 1964 até 1971, sempre lutou pelos direitos, chegou aqui e enfrentou uma pneumonia e a COVID-19, e venceu”, declara emocionado o filho.

Sindicalista, Clodesmidt foi eleito para quatro mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais(foto: Arquivo/EM)
Sindicalista, Clodesmidt foi eleito para quatro mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (foto: Arquivo/EM)
Riani é natural de Rio Casca. Deputado estadual eleito por quatro mandatos em Minas Gerais, foi preso e exilado durante a ditadura militar. Ele representou o Brasil em conferências internacionais do trabalho e foi peça-chave na criação do 13º salário. Sua história é contada em duas biografias.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade