Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Grade, que grade? Domingueiros invadem praça em área nobre de BH

'Hoje está demais', desabafou um fiscal


19/07/2020 12:05 - atualizado 19/07/2020 12:38

Ver galeria . 13 Fotos Invasão, desrespeito e
Invasão, desrespeito e "furões da quarentena". Registros da Praça Carlos Chagas e da Praça da Liberdade, ambas na Região Cento-Sul de Belo Horizonte, na manhã deste domingo (19) (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press )

Quem passou pela Praça Carlos Chagas, no Bairro Santo Agostinho, Zona Sul de Belo Horizonte, nesta manhã de domingo (19), teve a impressão de que viatura e alambrado são barreiras decorativas. 

Vôlei no Buritis e funk no Barreiro: desrespeito não tem classe social em BH

Frequentadores do local, sem a menor cerimônia, ultrapassaram barreiras ali colocadas para evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus. A limitação atende protocolo sanitário e decreto municipal.

A reportagem do Estado de Minas flagrou invasões na área da praça, sob os olhos e conivência de uma viatura da Guarda Municipal fotografada no local, para todo tipo de atividades: caminhadas e corridas esportivas, passeio com cachorros a até banho ao ar livre.

pandemia do novo coronavírus no Brasil, enquanto isso, chegou ao seu platô de contágio, com nível alto de novos casos diários. 

Uma viatura da Guarda Municipal rondava a região sem se importar com as pessoas na praça. Ao perceberem que estavam sendo fotografadas, algumas pessoas saíram da área imediatamente. Outros quiseram intimidar a reportagem. No entanto, a praça continua movimentada.

Viatura da Guarda Municipal passa pela praça onde pessoas desrespeitam o bloqueio(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Viatura da Guarda Municipal passa pela praça onde pessoas desrespeitam o bloqueio (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)


Fiscais da prefeitura avisaram da transgressão, mas cidadãos se recusam a sair, pois, a função de remover as pessoas da área é da Guarda Municipal.

Um dos fiscais que preferiu não se identificar, conta que aglomeração de hoje não está comum. "As pessoas ignoram as normas nos fins de semana, porém hoje está demais", desabafa.

Na Praça da Liberdade, ninguém ousou transpor o alambrado, porém verificou-se que muitas pessoas praticavam atividades físicas sem máscaras e desrespeitando regras básicas de distanciamento.

Em nota, a Guarda Municipal informou que "vai reforçar com todas as equipes o trabalho de orientação caso o cidadão ultrapasse as áreas de fechamento. Nessas situações, as equipes de campo devem a conversar e solicitar a saída das áreas temporariamente estão fechadas."

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir



VIDEO1]

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade