(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ISOLAMENTO?

Pandemia de COVID-19: futebol amador desrespeita a lei em BH

Reportagem flagrou animada partida no Campo do Nazaré, na Vila da Luz, Região Nordeste da capital, com direito a torcedores bebendo cerveja e dispensando uso de máscaras


18/07/2020 18:17 - atualizado 18/07/2020 19:29

Partida ocorreu no Campo do Nazaré, na Vila da Luz, Região Nordeste de Belo Horizonte. (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Partida ocorreu no Campo do Nazaré, na Vila da Luz, Região Nordeste de Belo Horizonte. (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
Esporte é sinônimo de saúde, mas não quando desrepeita as determinações de distanciamento social feitas por autoridades sanitárias. A reportagem do Estado de Minas flagrou cenas de descaso com o distanciamento social imposto por decreto da Prefeitura de Belo Horizonte, no início da tarde deste sábado (18), no Campo do Nazaré, na Vila da Luz, Região Nordeste da capital, divisa com Sabará.
 
Duas equipes, ambas uniformizadas, disputaram animada partida, com direito a arbitragem também devidamente paramentada. E contaram com o incentivo de torcedores, incluindo crianças, todos sem máscaras cobrindo o nariz e a boca, como é exigido por lei na capital mineira, estando, portanto, sujeitos à multa de R$ 100.
 
Não faltou a tradicional cervejinha, mesmo que a temperatura não tenha passado dos 23ºC. Afinal, futebol combina com uma “gelada”, mas não com uma pandemia de COVID-19.

Nenhum agente de força policial se fez presente. Consultada por e-mail, a Guarda Municipal afirmou não ter recebido nenhuma denúncia sobre as atividades no Campo do Nazaré, mas que “vai reforçar o patrulhamento na região”. 
 
“A Guarda Civil Municipal tem atuado em toda a cidade para garantir o cumprimento das novas regras, mantendo todo o seu efetivo (composto por 2.064 agentes) nas ruas, dividido em turnos”, afirma. “As abordagens da Guarda Municipal acontecem durante patrulhas preventivas rotineiras, realizadas espontaneamente por toda a cidade em todos os dias da semana, ou com base em denúncias recebidas pelos canais disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte.”
 
A assessoria de imprensa ressalta ainda que no último mês “a corporação atuou em cinco campos de várzea, que realizavam partidas de futebol, principalmente aos finais de semana”. “Nesses caso, orientou os organizadores do evento sobre importância de se manter as medidas de isolamento, as partidas foram encerradas e o público foi dispersado”, explica.
 
Ver galeria . 10 Fotos Alexandre Guzanshe/EM/DA Press
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press )
 
 
A população pode denunciar o funcionamento indevido de estabelecimentos ou a existência de aglomerações utilizando o aplicativo PBH App ou o Portal de Serviços da Prefeitura, ambos integrados ao BH Digital.
 
No aplicativo, os nomes dos serviços são:
 
 
 
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir



VIDEO1]

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)