(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

No dia projetado para pico, Minas chega a 1.752 mortes e 82 mil casos

De acordo com a SES, nas últimas 24 horas, foram 3.367 novos casos da doença e 64 mortes confirmadas


postado em 15/07/2020 09:13 / atualizado em 15/07/2020 10:16

(foto: Leandro Couri)
(foto: Leandro Couri)

 
A data projetada para o pico em Minas chega, nesta quarta (15), com a esperança de que possa ocorrer uma queda no número de casos nas próximas semanas. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde não crava se a data é, de fato, o pior momento, com o maior registro de casos e mortes. De acordo com o boletim epidemiológico, são 1.752 mortes e 82.010 diagnósticos positivos. 
 
Nas últimas 24 horas, foram 3.367 novos casos da doença e 64 mortes confirmadas. De junho para julho,  um crescimento de 377,4 no número de casos e 364,2% no número de mortes..
 
 
Já são 120 dias de enfrentamento à COVID-19 no Estado. O primeiro caso confirmado foi no dia 9 de março, quando 161 outros eram investigados. De lá para cá, a curva se mantém ascendente. No dia 15 de março, a SES não publicou o boletim epidemiológico, mas no dia 16 fez a publicação do balanço que indicava seis casos confirmados.
 
Um mês depois, em 15 de abril, eram 903 casos, um aumento de quase mil vezes. De abril para maio, o crescimento de casos foi de 464,7%, com o Estado contabilizava 146 mortes pela doença. De maio para junho, outro salto: 21.728 casos confirmados e 481 mortes. O crescimento nos casos foi de cinco vezes e as mortes aumentaram 1.603%. 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte. 
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

[VIDEO2]

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

[VIDEO4]

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

[VIDEO3]

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

[VIDEO5]

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)