(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMBATE À PANDEMIA

COVID-19: laboratório da Prefeitura de BH começa a analisar testes

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, poderão ser realizados até 320 exames do novo coronavírus por dia


22/06/2020 15:45 - atualizado 22/06/2020 16:34

A expectativa é de que o laboratório chegue a 600 testes PCR feitos a cada 24 horas
A expectativa é de que o laboratório chegue a 600 testes PCR feitos a cada 24 horas (foto: Pierre-Philippe Marcou/ AFP )
O Laboratório Municipal de Biologia Molecular para análises de testes PCR, o mais indicado para diagnósticos de pacientes com o novo coronavírus, começou a funcionar, na manhã desta segunda-feira (22), no Bairro Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o laboratório vai ser capaz de realizar 320 exames diários, totalizando mais de 1,5 mil por semana. Oito servidores vão trabalhar no local.

O anúncio sobre o funcionamento do laboratório na capital havia sido feito pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) em uma rede social, na  quinta-feira passada (17). 
 


Segundo a Secretaria de Saúde, a ideia é ampliar a capacidade de exames e que, futuramente, sejam realizados testes para diagnósticos de outros vírus. 

As coletas para a realização dos testes continuarão sendo feitas nos hospitais e em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)da capital, mas também serão criados pontos para colher amostras, principalmente, de profissionais da saúde sintomáticos. 
 
Montado com recursos da iniciativa privada e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o laboratório poderá, nas próximas semanas, aumentar mais sua capacidade de testagem –  expectativa é de que chegue a 600 testes PCR feitos a cada 24 horas.

COVID-19 em BH

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, nesta segunda-feira (22), Belo Horizonte registra 4.332 casos confirmados da doença e 96 óbitos, sendo, 45 homens e 51 mulheres.
 
Ainda de acordo com o informativo, 2.744 profissionais de saúde notificaram a secretaria com a possibilidade de estarem com a doença. Entre eles, 254 testaram positivos e 2.319 negativos. Do total, 171 seguem em monitoramento.
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)