(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Primeira morte por coronavírus é confirmada em Martinho Campos

Paciente estava internado há seis dias em hospital de Belo Horizonte e teve complicações respiratórias a partir do domingo


27/04/2020 13:00 - atualizado 27/04/2020 14:17

O paciente estava internado há seis dias no Hospital Eduardo de Menezes(foto: Alexandra Marques/ Fhemig)
O paciente estava internado há seis dias no Hospital Eduardo de Menezes (foto: Alexandra Marques/ Fhemig)
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a primeira morte por COVID-19 em Martinho Campos, Região Centro-Oeste de Minas Gerais. O farmacêutico Jair Quirino de Oliveira, de 62 anos, estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, há seis dias. O quadro respiratório se agravou e ele morreu na madrugada desta segunda-feira (27).

 

O paciente estava em tratamento de uma pneumonia, quando foi notificado que testou positivo para a presença do o novo coronavírus (Sars-Cov-2), segundo o relato de alguns familiares. Ainda não há detalhes sobre como ele teria contraído a doença.

 

O primeiro teste, feito na Fundação Ezequiel Dias (Funed), indicou positivo para COVID-19. O homem estava aguardando o exame de contraprova, que está sendo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio do sistema de enfrentamento da pandemia, uma parceria.

 

De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria no final da tarde de domingo (26), a cidade tem 11 casos suspeitos da doença e um confirmado.

 

Retomada do comércio

A Prefeitura de Martinho Campos cogitava flexibilizar as atividades do comércio nesta segunda-feira (27), mas após a confirmação do primeiro caso, notificado na sexta-feira (24), a reabertura está suspensa por tempo indeterminado. Com isso, a Secretaria de Saúde reforça o pedido para que a população fique em casa e mantenha o distanciamento social.

 

Mesmo sem a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade, o órgão de saúde recomenda a utilização nos estabelecimentos considerados essenciais que permaneceram abertos durante a quarentena.

 

*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Murta 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre

  • Tosse

  • Falta de ar e dificuldade para respirar

  • Problemas gástricos

  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia

  • Síndrome respiratória aguda severa

  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Os boatos sobre o coronavírus: fique por dentro do que é verdade e mentira

Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil

Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?   


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)