Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Esperança: cozinheiros de BH levam marmitas e livros a moradores de rua

Longe do trabalho, grupo conta com doações para ação solidária com 200 refeições, distribuídas sempre às quintas-feiras


postado em 23/04/2020 16:13 / atualizado em 23/04/2020 16:57

Liderados pelo chefe de cozinha Júlio César Soier, um grupo de cozinheiros prepara marmitas para moradores de rua(foto: Divulgação/ Renata Paes)
Liderados pelo chefe de cozinha Júlio César Soier, um grupo de cozinheiros prepara marmitas para moradores de rua (foto: Divulgação/ Renata Paes)
Um grupo de cozinheiros voluntários liderados pelo chefe de cozinha Júlio César Soier se juntou para um ato solidário. Os profissionais que antes comandavam cozinhas da capital preparam nesta quinta-feira (23) o jantar de 200 moradores de rua de Belo Horizonte. As marmitas serão entregues junto com livros que trazem mensagens de esperança em meio à pandemia do novo coronavírus.

“Agora com essa pandemia os restaurantes estão fechados e fui impedido de trabalhar. Em casa, comecei a refletir que poderia usar o dom que Deus me deu para fazer alguma coisa. Quando tive a ideia, compartilhei na igreja e meus amigos resolveram participar”, conta Júlio César.

As marmitas solidárias estão sendo feitas por uma equipe de oito pessoas na cozinha da Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no Bairro Alto dos Pinheiros. O alimento começa a ser preparado por eles no início da tarde de toda quinta-feira. Ao fim, abastecem a van e seguem aos pontos em que irão fazer as entregas. 

Entregues no bairros Cidade Industrial (Contagem), próximo ao Anel Rodoviário; Avenida Antônio Carlos, altura do Bairro Aparecida; Comunidade Pedreira Prado Lopes e na Unidade de Pronto Atendimento Oeste (UPA Oeste), as marmitas seguem uma dieta balanceada elaborada pelo próprio chef. Os moradores em situação de rua são abastecidos com feijão, arroz, carboidratos e cereais. “Tudo que é preciso para dar energia e imunidade”, detalha Júlio, que tem como desafio aumentar o volume das doações. 

As 200 marmitas serão entregues junto com livros que trazem mensagens de esperança em meio à pandemia do novo coronavírus (foto: Divulgação/ Renata Paes)
As 200 marmitas serão entregues junto com livros que trazem mensagens de esperança em meio à pandemia do novo coronavírus (foto: Divulgação/ Renata Paes)


A entrega dos livros junto com alimentos veio a partir da percepção dos transtornos de ansiedade durante a pandemia. “O problema da nossa geração é ansiedade. Com as palavras escritas nos livros, tentamos levar um pouco de fé e esperança para essas pessoas", diz o coordenador do grupo.

Os voluntários estão recebendo doações via WhatsApp. Para doar, basta entrar em contato: (31) 973094037.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Murta
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemosCoronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade