(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Na véspera do feriado, Prefeitura de Nova União bloqueia entradas da cidade

Município da Grande BH tem sete casos suspeitos de coronavírus. Prefeito informou que havia a previsão da chegada de muitos visitantes ao município, desrespeitando o isolamento social


postado em 09/04/2020 11:34 / atualizado em 09/04/2020 11:51

Barreira sanitária em Nova União(foto: Reprodução da internet/WhatsApp)
Barreira sanitária em Nova União (foto: Reprodução da internet/WhatsApp)


Diante da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Nova União, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, decretou o fechamento de entradas do município e a abertura de uma barreira sanitária na cidade. O acesso é liberado somente para moradores. A medidas foi tomada às vésperas do feriado prolongado da semana santa, quando era esperada a chegada de visitantes ao município. 

O prefeito Ailton Guimarães (PDT) divulgou a publicação do decreto na tarde dessa quarta-feira no Facebook. Na postagem, ele explica que o município recebe muitas pessoas de cidades vizinhas e, no último fim de semana, isso foi motivo de inúmeras ocorrências de fiscalização de posturas e meio ambiente por causa do descumprimento das medidas de isolamento social. “(...) estando na véspera de feriado nacional a expectativa era de maior incidência de visitantes e consequentemente eventual descumprimento das medidas sanitárias e até mesmo uma impossibilidade de efetivo controle e adoção de medidas sanitárias no âmbito territorial de todo o Município de Nova União, hipótese que coloca em risco não só os Munícipes de Nova União e os próprios visitantes, mas até mesmo o sistema de saúde da Microrregião de Caeté, que poderia ser eventualmente colapsada pelo contágio comunitário do COVID-19”, escreveu. 



Para detalhar a situação, também circula no WhatsApp um vídeo do chefe do Executivo municipal falando sobre as medidas e citando casos de pessoas que entraram em contato com ele questionando sobre a possibilidade de fechamento das entradas da cidade porque planejavam confraternizações no município. O prefeito também informa que ontem houve a inclusão de mais três casos suspeitos da COVID-19 na listagem do município, totalizando sete pacientes. 



O decreto determina o fechamento de todas as entradas do município, exceto a do Bairro Nova Aparecida, onde foi instalada uma barreira sanitária na Avenida José Inácio de Magalhães, onde há um posto da Polícia Militar (PM). Ali será permitida também a saída de veículos para abastecimentos em postos de combustível por, no máximo, 30 minutos. Por lá também é permitida a entrada de pessoas que trabalhem em Nova União, desde que apresentem documentos comprobatórios, como crachás, e caminhões de abastecimento de itens essenciais com nota fiscal. (Colaborou TV Alterosa)


O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)