Publicidade

Estado de Minas

Nova Serrana tem primeiro caso de morte por COVID-19 confirmada

Idosa, de 82 anos, estava internada em Divinópolis e óbito foi confirmado pelo secretário da cidade; Nova Serrana trata como suspeita


postado em 09/04/2020 11:01 / atualizado em 09/04/2020 11:06

A idosa era moradora de Nova Serrana e estava internada em Divinópolis(foto: Divulgação)
A idosa era moradora de Nova Serrana e estava internada em Divinópolis (foto: Divulgação)

Quatro dias após reabrir o comércio, Nova Serrana, região Centro-Oeste, confirmou a primeira morte por COVID-19. A idosa, de 82 anos, estava internada em um hospital de Divinópolis. Ela já deu entrada no sistema hospitalar em estado grave.

A Secretara Municipal de Saúde de Nova Serrana trata a morte como suspeita e afirma que o resultado do exame ficará pronto nos próximos dias. “A causa da morte está sendo tratada como suspeita de COVID-19 - coronavírus, para fins de sepultamento e medida de prevenção”, informou por meio de nota. O protocolo do Ministério da Saúde será cumprido.

O secretário da pasta, em Divinópolis, Amarildo de Sousa afirmou, na manhã desta quinta-feira (09), que a clínica epidemiológica confirmou o óbito pela doença e que foi colhido material para teste. Disse também que o exame de imagem e toda a sintomatologia confirmam positivo para o novo coronavírus. Familiares da paciente estiveram no exterior.

Secretário alerta prefeitos vizinhos


Com receio da sobrecarga do sistema hospitalar da cidade que atende 54 municípios, Sousa fez alerta aos prefeitos que flexibilizaram o funcionamento do comércio esta semana. "Essas cidades são usuárias do nosso sistema de saúde. Estamos fazendo um esforço aqui e peço que elas façam. Vai faltar leitos para os munícipes de Divinópolis e também para os da região", alertou. Deste segunda-feira (06), parte da atividade econômica de Nova Serrana foi liberada.

O boletim mais recente aponta 10 pessoas internadas em estado grave em enfermarias de unidades hospitalares de Divinópolis e outras cinco com quadro gravíssimo em Centros de Terapia Intensiva (CTI’s). *Amanda Quintiliano especial para o EM

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade