(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de Nova Lima fazem manifestação contra o aumento do IPTU

Os manifestantes prometeram ocupar a Câmara Municipal da cidade, na próxima terça-feira, quando será votado o projeto que aumenta o imposto em até 500%


postado em 17/12/2017 19:44 / atualizado em 17/12/2017 20:28

Os manifestantes se concentraram no Vale do Sereno (foto: Amavise)
Os manifestantes se concentraram no Vale do Sereno (foto: Amavise)
Moradores de condomínios situados em Nova Lima realizaram uma manifestação neste domingo contra a proposta de aumento do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU). Eles se concentraram no Vale do Sereno e percorreram a avenida Oscar Niemeyer (mais conhecida como Seis Pistas), a principal do bairro.

 

Os manifestantes prometeram ocupar a Câmara Municipal da cidade, na próxima terça-feira, quando será votado o projeto encaminhado pelo prefeito Vítor Penido (DEM), que corrige os valores do imposto com variações que podem chegar até a 500%, segundo o presidente da Associação dos Moradores da Vila da Serra e Vale do Sereno (Amavise), Sérgio Americano.

Os manifestantes percorreram a avenida Oscar Niemeyer (mais conhecida como Seis Pistas)
Os manifestantes percorreram a avenida Oscar Niemeyer (mais conhecida como Seis Pistas)
Em nota, a prefeitura de Nova Lima afirmou que “foi proposta a readequação do IPTU, cuja Planta Genérica não é revisada há 11 anos, causando discrepância nos cálculos de lotes e áreas construídas e prejuízo à cidade que deixou de arrecadar o que era devido. Além de propor um imposto mais justo essa readequação vai isentar 8 mil imóveis de baixo padrão e visa trazer melhorias para Nova Lima".

Sérgio Americano contesta a necessidade de aumento do imposto "considerando que a cidade da RMBH tem uma das maiores arrecadações per capita do país”. Segundo o presidente da Associação, o orçamento em 2016 foi de R$ 500 milhões, para uma população de 90 mil habitantes. “A prefeitura acabou de aprovar na câmara aumento de ISS, IPDI, a criação da taxa de luz, e ainda tivemos no Congresso o aumento de royalties do minério. Num momento de crise, com grande número de desempregados, a indignação é geral, tanto que conseguimos reunir num domingo de manhã em torno de mil pessoas.”

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)