(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestação termina em tumulto no prédio da Secretaria Municipal de Educação

Grupos protestavam contra a reformulação nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e a possível demissão de funcionários com o fim do caixa escolar, quando houve uma confusão com guardas municipais


postado em 08/03/2018 15:59 / atualizado em 08/03/2018 16:14

A porta de vidro da entrada da Secretaria Municipal de Educação acabou danificada durante o tumulto (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
A porta de vidro da entrada da Secretaria Municipal de Educação acabou danificada durante o tumulto (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)

Manifestação de movimentos sociais e de funcionários da rede municipal de educação terminou em tumulto no prédio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul da capital mineira. Os grupos protestam contra a reformulação nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e a possível demissão de funcionários com o fim do caixa escolar. A confusão aconteceu com guardas municipais dentro do prédio. Uma porta de vidro ficou danificada.

De acordo com Indira Xavier, de 33 anos, que faz parte da ocupação Tina Martins, movimentos sociais se mobilizaram para tentar conversar com representantes da secretaria de educação na tarde desta quinta-feira. Para isso, um ato foi realizado por aproximadamente 60 pessoas. “O movimento de mulheres Olga Benário, junto a Casa Tina Martins, e o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, e movimento de mães, vinham acumulando um diálogo sobre a necessidade de inserir a pauta das mudanças nas Umeis promovidas pela Secretaria Municipal de Educação. Chegamos no prédio e fizemos uma ocupação. Depois, sentamos com a subsecretária para e estávamos em processo de negociação”, afirmou.

Enquanto acontecia o encontro, aproximadamente 1,5 mil pessoas que participavam de uma assembleia na Praça da Estação, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-rede), foram para o prédio. Eles protestam contra a possível demissão de  faxineiros, vigias, merendeiros e porteiros, que pode acontecer com o fim do caixa escolar.
Quando chegaram, segundo os manifestantes, houve o tumulto. “Na hora que chegaram, a Guarda Municipal fechou e começou um empurra, empurra. Algumas mulheres apanharam. Pegaram um dos diretores do sindicato levaram preso para dentro de uma sala. Jogaram spray de pimenta. A situação foi bastante constrangedora”, contou Indira. Devido ao tumulto, a reunião com as mulheres sobre as Umeis foi suspensa. Outro dois encontros foram marcados com os movimentos sociais na próxima semana.

De acordo com a Guarda Municipal, os agentes reagiram o enfrentamento por parte de um grupo pequeno de manifestantes. A assessoria de imprensa da corporação informou que as unidades públicas receberam um fortalecimento na segurança devido a série de protestos marcados para esta quinta-feira. Quando os manifestantes chegaram, um grupo de 60 pessoas foi autorizado a entrar para negociar com representantes da secretaria.

Porém, segundo a Guarda Municipal, mais pessoas queriam entrar no imóvel, mas devido ao risco, foram impedidos. A corporação informou aos manifestantes, de acordo com a assessoria de imprensa, para fazer uma comissão para ser recebida. Em seguida, um cordão de isolamento foi feito.

A guarda disse que um grupo de 10 pessoas tentou avançar o cordão e, neste momento, um guarda foi derrubado e a porta de vidro danificada. Devido a isso, houve reação por parte da Guarda Municipal. Dez pessoas foram qualificadas, como responsáveis pela confusão, em um boletim de ocorrência que será entregue à Polícia Civil. Ninguém foi preso.

O em.com.br entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação e ainda aguarda um posicionamento sobre a manifestação e as reivindicações dos grupos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)