(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AVIAÇÃO

Governo Lula confirma fim das operações no Aeroporto Carlos Prates, em BH

Tentativa da deputada Greyce Elias (Avante-MG) de prorrogar atividades no local foi barrada em audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França


28/03/2023 21:49 - atualizado 28/03/2023 23:14

Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte.
Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, terá as atividades suspensas no próximo sábado (1º/4) (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 24/03/2023)
O governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, confirmou nesta terça-feira (28/3) a suspensão das atividades do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, no próximo sábado (1º/4).
 
A deputada federal Greyce Elias (Avante-MG) – que havia solicitado audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França – encontrou-se com ele nesta tarde na sede do Ministério, em Brasília, onde discutiram a possibilidade de prorrogação das atividades do aeródromo. 
 
“Na ocasião, foi confirmada a suspensão das operações aéreas do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, no próximo sábado (1), obedecendo a Portaria nº 10.074/SIA da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicada em 16 de dezembro de 2022, ainda no governo passado”, disse o ministério de Portos e Aeroportos, em nota. 
 
Caso o governo estadual tenha uma proposta diferente – como assumir o controle do aeroporto – , o pedido pode ser apresentado ao governo federal. Até o momento, não houve solicitação do governo do Estado para assumir o espaço, informou à reportagem a assessoria do ministério. 

 
Em 14 de janeiro, o prefeito Fuad Noman (PSD) já havia anunciado que o Aeroporto Carlos Prates teria suas operações aéreas encerradas em 1° de abril. Isso porque após o acidente que ocorreu no dia 11 do mesmo mês – quando um avião caiu sobre duas casas no Bairro Jardim Montanhês – o aeroporto virou pauta em Brasília.
 
Nesse sentido, com a intenção de municipalizar a área, o chefe do Executivo municipal se encontrou com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), na capital mineira, na segunda-feira (13/3). Fuad quer construir 2 mil casas populares, um parque e um polo industrial não poluente no local. 


Por outro lado, a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), entidade que representa o setor da aviação perante autoridades e órgãos reguladores, manifestou preocupação em relação ao desmonte do aeroporto situado na Região Noroeste da capital. Por meio de nota, o diretor geral da Abag, Flávio Pires, afirmou que “o que se precisa é de mais infraestrutura aeronáutica, não menos”. 
 
Os rumos do aeroporto também têm incomodado funcionários, empresários, pilotos e estudantes de aviação. Por isso, cerca de 200 deles realizaram uma manifestação nesse sábado (25/3) em frente à portaria principal do aeroporto. Conforme a categoria, cerca de 500 pessoas ficarão desempregadas, 15 empresas deixarão de existir, cinco escolas vão interromper suas aulas e centenas de alunos não poderão retomar seus estudos se as atividades no local forem encerradas.






receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)