(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Finanças

Investimentos: entenda como funciona o CDB e o Tesouro Direto

Neste momento que a inflação está alta, as inseguranças para a economia do país aumentam e chamam a atenção dos investidores para os títulos de renda fixa


27/10/2021 16:18 - atualizado 01/11/2021 09:51

Calculadora
(foto: Pexels)

 
De acordo com as previsões futuras, no curto prazo, a inflação não vai dar uma trégua, o que faz com que consequência o mercado aponte uma alta atrás da Selic, a taxa mãe da economia. Essa situação traz uma onda de preocupações e inseguranças para a economia do país e traz atenção dos investidores para os títulos de renda fixa, deixando-os mais atrativos.

Isso se dá porque esses investimentos podem trazer uma segurança maior para a carteira, eles passam a rentabilizar mais por acompanharem o movimento tanto da inflação quanto dos juros. Na segunda-feira, 18, de acordo com os dados do Boletim Focus, apontaram a vigésima oitava alta consecutiva para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, chegando a 8,69% ainda este ano.

Boletim Focus

O Boletim Focus é o responsável por reunir a estimativa de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos. A Selic é a principal ferramenta de controle inflacionário, a estimativa prevista é de que ela termine em 8,25% em 2021 e já chega em 2022 a 8,75% a.a.

Opções de renda fixa

Diante de todo esse cenário, as opções de renda fixa que trazem os títulos que são indexados à inflação podem ser uma boa alternativa para aqueles que desejam um risco menor e quer proteger o capital contra oscilações no longo prazo, agarrados à movimentação da alta da inflação, como o que o Brasil tem passado atualmente.
 
Entretanto, os prefixados possuem uma rentabilidade que já é conhecida no momento da aplicação, ou seja, o investidor já sabe o  valor exato que vai receber até o  final da aplicação, o que garante uma maior previsibilidade e planejamento também.

CDB

Ao investir em um Certificado de Depósito Bancário, se trata do investidor emprestar dinheiro para o banco que, depois, devolverá com juros. Esse tipo de investimento tem tributação do Imposto de Renda e IOF e a liquidez vai depender do título, pode haver carência até a data do resgate do título ou liquidez diária.

Tesouro Direto

A grande diferença entre tesouro e CDB é que no tesouro direto você empresta dinheiro para o governo que depois também te devolverá com juros. As  opções disponíveis no mercado para o tesouro direto são menores, porém os valores iniciais para investimento são mais acessíveis.

Para descobrir qual o melhor investimento para você, defina seus objetivos e metas e saiba para qual finalidade vai usar esse dinheiro, assim saberá qual a melhor opção para você investir o seu dinheiro e ter o retorno desejado. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)