Este é o caso da consultora de tratamento da Loja Casas Bahia Michele Cristina dos Santos, de 37 anos. Ela afirma que a ansiedade entre os vendedores é grande e, por isso, todos pegaram horário de serviço mais cedo do que o de costume. “Esperamos vender R$ 2 milhões hoje. Existe uma apreensão muito grande, tem cartaz de oferta em toda a loja. Os preços estão muito bons”, disse.
A consultora acredita que a Black Friday será o melhor dia para o comércio este ano. “Depois da pandemia, este será o recomeço do comércio e o principal dia de vendas em 2022”. Ela ainda explica que as melhores ofertas da data estão em produtos eletrônicos, como celulares, computadores e TV, além dos eletrodomésticos (geladeira, liquidificador e micro-ondas).

Para os lojistas, o pico de movimento dos consumidores será após às 12h. Até o momento, muitos deles aproveitam para dar uma "olhadinha" nos produtos de interesse.
Pesquisar as ofertas

Já o trabalhador da construção Civil, Caetano da Silva, de 71 anos, explica que planeja comprar uma geladeira, mas ainda está desconfiado com as promoções. “Não acompanhei os preços anteriormente e agora não sei se o desconto valerá a pena”.
Ele conta que a geladeira da filha estragou e, por isso, o eletrodoméstico seria para ela. “Vamos continuar procurando e se acharmos um desconto de 40% em alguma, levaremos”. Ainda conforme Caetano, essa pesquisa determinará se comprarão o eletrodoméstico novo ou vão consertar a antiga. “A parte de baixo não está congelando, parece que é um problema no sensor, então vamos ver o que compensa”, disse.

Black Friday
A Black Friday ocorre nesta sexta-feira (25/11) e, pela primeira vez, coincide com a Copa do Mundo Fifa 2022. Esse fato impactará o comportamento de consumo do público, pois muitas pessoas têm a intenção de aproveitar as ofertas e descontos e fazer uma compra ligada ao evento esportivo, como acessórios, roupas, artigos temáticos e compras de supermercado.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm), é possível estimar que mais de 8 milhões de vendas on-line devem ser feitas durante a data, movimentando cerca de R$6 bilhões. Isso representa um aumento de representa um aumento de 3,5% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2021.
Especialistas acreditam que os segmentos que mais irão atrair clientes serão roupas e acessórios, livros, calçados, eletrônicos e eletrodomésticos. Porém, consumidores devem ficar atentos a saúde financeira e não comprar pelo impulso, já que a data pode provocar o endividamento.
