(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INVESTIMENTOS

Inovação 'forçada' avança na indústria brasileira

Pandemia do coronavírus exigiu mais preparo nas indústrias, que terão inteligência artificial como destaque em 5 anos


20/12/2021 04:00 - atualizado 20/12/2021 08:16

Estudo feito pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), maior organização profissional técnica no planeta dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade, mostrou que 95% dos especialistas acreditam na Inteligência Artificial (IA) como a tecnologia mais relevante destinada à inovação nas indústrias nos próximos cinco anos.

Para a pesquisa, foram ouvidos  diretores das áreas de tecnologia, informação e de Tecnologia da Informação (TI) dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia e Brasil. Ao todo, um a cada cinco especialistas (21%) apontaram a IA e Machine Learning (aprendizado em máquina, na tradução livre para o português, espécie de conceito associado à inteligência artificial) como os principais destaques para 2022. Computação na nuvem (20%) e a banda 5G (17%) também foram citadas.

Na opinião dos brasileiros, o setor financeiro deve ser o mais beneficiado. Quase metade dos entrevistados no país também declararam acreditar que, nos próximos 10 anos, 50% ou mais do que é feito por humanos será aprimorado por robôs.

Para Filipe Tôrres, membro do IEEE e especialista em engenharia de sistemas eletrônicos e automação da Universidade de Brasília (UnB), a inteligência artificial é a mais promissora das tecnologias atualmente, tendo em vista seu potencial de expansão. Segundo ele, as principais aplicações da técnica estão concentradas nas áreas de saúde e educação, mas podem ser ampliadas para qualquer setor.

“A inteligência artificial, junto com o aprendizado de máquina, podem impactar em diversos setores: saúde, transporte, bancos. No Brasil, vejo muito a aplicação de IA para a saúde e a educação, principalmente – visto nossas demandas – públicas”, destacou Tôrres.

Na avaliação do especialista, a pandemia de COVID-19, forçou a aplicação de tecnologia. “A pandemia trouxe uma necessidade de avançar em certas áreas, e acho que esses avanços que vieram para a saúde e a questão de a gente ter tido que ficar em casa, do trabalho on-line, trouxeram esse senso de necessidade: a gente realmente precisa de tecnologia”, afirmou.

* Estagiária sob supervisão do subeditor Odail Figueiredo

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)