
Determinado a competir com as lojas de rua do Centro de Belo Horizonte, que ampliaram o expediente nesta Black Friday, o Shopping Cidade abriu as portas mais cedo nesta sexta-feira (26/11). Alguns estabelecimentos começaram a funcionar a partir das 6h.
O arsenal de artifícios para cativar a clientela inclui sorteios, pagamentos facilitados e atendimento caprichado. Mas o consumidor foi mesmo atrás dos descontos.
INFOGRÁFICO: Confira dicas importantes e informações sobre a Black Friday
INFOGRÁFICO: Confira dicas importantes e informações sobre a Black Friday

Ele classifica os descontos oferecidos no local como "razoáveis". "As lojas ficam oferecendo para nós um monte de 'firulas', como joguinhos para ganhar brinde, sorteio disso, sorteio daquilo. E os vendedores estão cheios de lábia. Isso tudo é muito agradável, mas o cliente quer mesmo é desconto bom! O comércio podia economizar no 'blá, blá, blá' e baixar mais os preços para a gente!", brinca o gari.
A 'pechincha' é justamente a estratégia que o gerente Tiago Batista, da World Tênis, sua a camisa para driblar. Não que o estabelecimento não tenha preparado descontos. As etiquetas dos produtos apontam abatimentos de até 50%.
"O problema é que o consumidor, com toda razão, as vezes chora mais um descontinho. Mas as vezes fica difícil mexer no valor dos calçados, que já estão com o melhor preço que podemos oferecer. Para não perder o freguês, nós caprichamos no atendimento e oferecemos outras vantagens, como pagamento facilitado. Fizemos até um treinamento para a Black Friday. Tem funcionado; as vendas, até o momento, tem correspondido às nossas expectativas", diz o funcionário.
Otimismo
Segundo o gerente de Marketing do Shopping Cidade, Bruno Saliba, a expectativa é de que 50 mil pessoas circulem pelo espaço só nesta sexta-feira, volume 20% maior na comparação com a Black Friday do ano passado. Os picos de movimento estão previstos para a hora do almoço e para o início da noite. As atividades serão encerradas mais tarde, às 23h.
A equipe do centro de compras para o fim do ano está sendo reforçada. De acordo com Saliba, até o Natal, o shopping terá 3.400 trabalhadores, aumento de 15% em relação ao quadro normal. "Muitas das vagas já estão abertas e a pessoa pode se informar sobre o processo seletivo no próprio site do shopping", orienta Bruno.
