(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOBILIDADE

Leilão do metrô de BH deve ocorrer em 2022, diz ministro de Bolsonaro

Tarcísio Gomes de Freitas, da pasta de Infraestrutura, detalhou projetos para Minas Gerais nesta sexta-feira (2/7)


02/07/2021 18:32 - atualizado 02/07/2021 19:00

Expansão do metrô é reivindicação antiga dos belo-horizontinos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Expansão do metrô é reivindicação antiga dos belo-horizontinos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O leilão do metrô de Belo Horizonte deve ocorrer em 2022. A previsão do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, é que a operação seja concretizada até abril do ano que vem. A ideia é viabilizar a transferência para a iniciativa privada da seccional mineira da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que controla o veículo sobre trilhos da capital.

Assim, a gestão da linha 1 do metrô mudará de mãos. O objetivo é, ainda, possibilitar investimentos em um segundo itinerário.

Gomes de Freitas fez a estimativa nesta sexta-feira (2/7), em entrevista coletiva para tratar das ações do governo federal no setor de infraestrutura. A concessão da BR-381, garantiu ele, ocorrerá ainda neste ano – outubro foi a previsão dada pelo ministro.

“É um projeto do Ministério de Desenvolvimento Regional, mas que a gente tem acompanhado com muito interesse, até por ele conversar com a nossa agenda da renovação antecipada dos contratos de concessão de ferrovias”, disse, ao esmiuçar a projeção para o metrô de BH.

Atualmente, o trem urbano belo-horizontino vai do Eldorado, em Contagem, a Venda Nova. A linha 2 ligaria o Calafate, na Região Oeste, ao Barreiro.

BR-381 depende de Tribunal


A entrega da BR-381 à iniciativa privada depende de sinalização positiva do Tribunal de Contas da União (TCU).

Apenas em Minas Gerais, a estrada tem quase 1 mil quilômetros de extensão. A corte de contas tem relatório favorável à concessão. O aval, no entanto, ainda depende de votação no plenário da instituição.

Tarcísio Gomes de Freitas disse que, “sem sombra de dúvidas”, a operação estará concluída ainda neste ano.

“Está muito adiantado o processo, em fase final. Geralmente, os relatores têm apresentado seus pareceres de forma muito rápida. Aí, vamos publicar o edital e fazer o leilão”.

O ministro lembrou que a concessão precisa seguir trâmites legais. “A gente precisa dar tempo entre a publicação do edital e realização do leilão para que os investidores se preparem, tenhamos competição, rodem a governança interna das empresas e aprovem o investimento”, salientou.

Mais obras


Ainda segundo o ministro da Infraestrutura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mira melhorias no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, como aumento das áreas de escape.

As obras nos aeroportos de Uberlândia (Triângulo) e Montes Claros (Norte) estão previstas para terminar ainda neste ano. A ideia é concedê-los à iniciativa privada em 2022.

Intervenções em outras rodovias do estado, como as BRs 367 e 365 também estão em pauta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)