(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

PBH nega aplicação de vacinas da AstraZeneca vencidas

BH teria recebido 167 doses da AstraZeneca vencidas, segundo reportagem da Folha de S.Paulo


02/07/2021 15:14 - atualizado 02/07/2021 16:21

A Secretaria Municipal de Saúde informa que já contactou as pessoas que foram vacinadas com os lotes em questão e verificou os cartões de vacina(foto: AFP / OLI SCARFF)
A Secretaria Municipal de Saúde informa que já contactou as pessoas que foram vacinadas com os lotes em questão e verificou os cartões de vacina (foto: AFP / OLI SCARFF)
A Prefeitura de Belo Horizonte informou, por meio de nota, nesta sexta-feira (2/7), que faz um rigoroso acompanhamento dos processos de vacinação diariamente e disse que ''não há, até o momento, aplicação de imunizantes vencidos na capital".

A Secretaria Municipal de Saúde disse que já contactou as pessoas que foram vacinadas com os lotes em questão, verificou os cartões de vacina, e não há nenhuma inconformidade.

Isso porque reportagem divulgada nesta sexta-feira pela Folha de S. Paulo afirma que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em brasileiros em diversos lugares do país.

A reportagem da Folha cruzou as bases do DataSus e Sage a partir do numero do lote das vacinas. Foram consideradas toas as imunizações do país contra COVID até 19 de junho.

As vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo governo federal. No total, são 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas já vencidas.

Veja os lotes e as datas de vencimento, segundo a reportagem:
4120Z001: 29 de março

4120Z004: 13 de abril
4120Z005: 14 de abril
CTMAV501: 30 de abril
CTMAV505: 31 de maio
CTMAV506: 31 de maio
CTMAV520: 31 demaio
4120Z025: 4 de junho


Milhares de brasileiros tomaram AstraZeneca vencida, diz jornal; veja onde

Moradores de mais de 100 cidades mineiras receberam doses vencidas, segundo o jornal. As que lideram são: Belo Horizonte (167), Centralina (143), São Geraldo (139), Governador Valadares (130), Nepomuceno (100), Coronel Fabriciano (99), Patos de Minas (92), Divinópolis (75) e Nanuque (61).

Em Belo Horizonte, as vacinas podem ter sido aplicadas nos seguintes postos: Centro de Saúde Cabana (73), Centro de Saúde Excelencia em Saúde (48), Centro de Saúde Barreiro de Cima (5), Centro de Saúde Jardim Montanhes (5), Centro de Saúde Carlos Renato Dias (4), Centro de Saúde Vila Pinho (3), Centro de Saúde Carlos Prates 93), Centro de Saúde Leopoldo Chrisostomo de Castro (2), Centro de Saúde Santos Anjos (2), Centro de Saúde Regina (2).

Também foi registrado um caso, segundo a reportagem, nos postos Centro de Saúde Lisandra Angela David Justino, Centro de Saúde Diamante Teixeira Dias, Centro de Saúde Urucuia, Centro de Saúde vale do Jatoba, Centro de Saúde Taquaril, Centro de Saúde Novo horizonte, Centro de Saúde Mariano de Abreu, Centro de Saúde Marco Marco Antonio de Menezes, Centro de Saúde Paraíso, Centro de Saúde Boa Vista, Centro de Saúde Cidade Ozaman, Centro de Saúde Almicar Vianna Martins, Centro de Saúde Primeiro de Maio, Centro de Saúde Santa Lucia e Centro de Saúde Floramar.

"O que ocorreu foi o registro da data de aplicação de forma incorreta no sistema do PNI", acrescentou a Prefeitura de BH na nota.

A PBH ainda esclarece ainda que "é importante ressaltar que em março essas mesmas informações foram divulgadas e a Prefeitura já havia esclarecido todas as questões".

 "As equipes de vacinação são todas treinadas e está sendo feito o aperfeiçoamento do processo de lançamento das informações para evitar novos registros de aplicação em data incorreta. Trata-se de um procedimento em que as datas são digitadas individualmente pelos profissionais, uma a uma", diz a nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)