(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARNAVAL

Bloco Sambô apresenta a ancestralidade negra no carnaval de BH

O Bloco Sambô São Salvador vai desfilar pelas ruas do bairro São Salvador, na terça-feira de carnaval (21/02)


14/02/2023 13:13 - atualizado 14/02/2023 14:39

Grupo e músicos sentados tocando samba
Bloco Sambô São Salvador surgiu para descentralizar o carnaval de Belo Horizonte (foto: Reprodução )

O Bloco Sambô São Salvador vai desfilar pelas ruas do bairro São Salvador, região Noroeste da capital mineira, na terça-feira de carnaval, dia 21 de fevereiro, a partir das 14h.  Durante o cortejo o Bloco irá privilegiar em seu repertório, canções que valorizem a história e a memória de personagens negros que deram valiosas contribuições no combate ao racismo e a construção da ancestralidade negra. 

Com esse viés politico-social, pelo memos metade do repertório sera composto por mpusicas de luta do povo negro. “Quando a gente vai fazer o recorte, de que são as pessoas que fazem a cultura popular na periferia, esses musicos tem cor, eles são negros. A gente quer trabalhar esse bloco em uma perspectiva politico-pedagogica, para que os jovens sambistas e pagoreiros resgatem a historia do povo negro que é contado nos sambas de raiz”,  explica o turismólogo e produtor cultural Rafael Frois.

Esquenta para o Carnaval 2023: o maior da história de BH?
Vai pra onde? Confira os blocos mais buscados pelos foliões mineiros

Criado em 2018 no bairro São Salvador, periférico predominantemente negro, o Bloco Sambô surgiu com o objetivo de descentralizar o carnaval na capital mineira e valorizar a cena cultural da região. Além do cortejo com bateria aberta, será realizado um Encontro de músicos de Samba (raiz e pagode), comandado pelos músicos Gui e Tico do pandeiro, Rubinho e Davison Prado. 

O trabalho deste Bloco vai muito além do carnaval. Com o objetivo de resgatar a memória e a história dos sambistas do bairro, será desenvolvido um trabalho contínuo de valorização e profissionalização dos artistas ao longo do ano.

“Acreditamos que o Sambô São Salvador pode se tornar um hub de encontro dos músicos de samba de diferentes gerações da região, com os produtores culturais deste gênero, interessados em assessorá-los para profissionalização da carreira”, explica Rafael.

Serviço:
Bloco Sambô Sâo Salvador
Dia: 21/02/2013
Hora: 14h
Local: Rua Nilo 528, Bairro São Salvador
Mais ifomações: @sambosaosalvadorbh

Programação do Cortejo
14h Encontro de Sambistas do Bairro São Salvador (Raiz e Pagode)
17h Cortejo com bateria aberta - Coordenado pelo Bloco Transborda
18h Show Banda do Bloco da Língua e Convidados

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)