(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRMOÇÃO DA MEMÓRIA

Ministério dos Direitos Humanos cria instância para discutir escravidão

Coordenação de Memória e Verdade sobre a Escravidão e o Tráfico Transatlântico se vinculará à Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade


09/02/2023 11:27 - atualizado 09/02/2023 13:30

Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos, é um homem negro. Ele é careca e usa um terno azul, gravata cor de vinho e uma camisa branca. Ele fala ao microfone com uma das mãos levantadas
Ministério dos Direitos Humanos criou uma instância dedicada à discussão sobre a escravidão e seus efeitos (foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O Ministério dos Direitos Humanos criou uma instância especial dedicada à discussão sobre a escravidão e o tráfico transatlântico de africanos, com o intuito de sugerir ações de educação, pesquisa e promoção da memória a respeito destes eventos.

 

A nova Coordenação-Geral de Memória e Verdade sobre a Escravidão e o Tráfico Transatlântico será vinculada à Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do órgão.

 

A coordenação-geral será da pesquisadora Fernanda Thomaz, pós-doutora pela Universidade de Ibadan, na Nigéria, e pelo Instituto Max Planck, na Alemanha. Ela é especializada em temas relativos a colonialismo, relações raciais, movimento de mulheres e memória.

 

De acordo com o ministério, "o objetivo da coordenação é reconstituir a história do tráfico de escravizados africanos, especialmente para o território brasileiro, promovendo a educação, a memória, a pesquisa, a conscientização e a sensibilidade da sociedade brasileira sobre o racismo e o violento processo de colonização e escravização".

 

Uma das primeiras ações da pesquisadora será participar da proteção do complexo do Cais do Valongo, no Rio, principal porta de entrada de africanos no Brasil entre 1775 e 1830.

 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)