(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Alana Fox é única mineira indicada em premiação LGBTQIA+: 'Motivação'

Cantora está indicada na categoria 'Revelação do Vale', no 'Prêmio Biscoito' 2022, que contará com a participação de mais de 100 artistas


14/06/2022 17:35 - atualizado 15/06/2022 12:33

Foto promocional da Alana
Alana está concorendo na categoria Revelação do Vale (foto: Reprodução Redes Sociais )

A cantora mineira Alana Fox concorrerá na segunda edição da “Prêmio Biscoito”, focado em homenagear e valorizar artistas LGBTQIA+ brasileiros. Ela está entre as finalistas da categoria "Revelação do Vale", voltada para novas promessas da cena cultural. 

Haverá escolha popular e júri técnico para definir os vencedores em 30 categorias. Mais de 100 artistas foram indicados, sendo Alana a única mineira. Para participar da votação, basta entrar no site oficial da premiação.  
 
“Estou competindo com uma galera forte de São Paulo. Pode ser que eu tenha menos chances de ganhar por ser de BH. Tô fazendo mutirão de votos para mim até no inferno", brinca Alana
 
A cantora diz que está muito feliz com a indicação porque já conhecia a premiação e sabia da relevância na cena cultural LGBTQIA+. "Quando recebi a noticia, até pensei que poderia não ser verdade".

Indicada pela primeira vez a uma grande premiação, Alana se diz bastante motivada. "Para uma artista trans como eu, fora da bolha São Paulo e Rio de Janeiro, é mais difícil crescer no pop nacional. O prêmio, para mim, é uma certeza que eu posso continuar que vai dar certo".
 
A artista cobra maior presença de outras cidades nos holofotes. "Apesar de a cena pop de BH estar crescendo, todas as premiações são muito voltadas para SP ou RJ. Falta esse espaço".

Fox revelou ter recebido mensagens de outros artistas de BH a parabenizando pela indicação. "Eles se sentiram representados. É um passo para os olhos se voltarem para a gente".  
 

“A Fantástica Fábrica de Biscoitagens”


O Prêmio Biscoito foi criado em 2021 pelo casal Nei Oliveira e Gus Passos. O nome é uma referência ao termo ‘dar biscoito’, que é dar palco para algo. Já “biscoitar” significa "dar atenção a algo". 

Neste ano, o lema é “A Fantástica Fábrica de Biscoitagens”, referência ao filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate'', estrelado por Johnny Depp e dirigido por Tim Burton.

“O tema cria ambiente icônico para o evento e se apropriando ainda mais do termo 'Biscoitar', uma forma despojada que o prêmio encontrou para pedir visibilidade ao trabalho das personalidades da comunidade”, explica a produção do evento. 

“Toda a equipe que faz parte do projeto é LGBTQIA+ e isso representa muito sobre o quanto esse evento vai além de uma premiação, servindo também como uma reflexão muito importante sobre o espaço da comunidade neste mercado”.

Evento


Marcada para 26 de junho na Casa Natura Musical, em São Paulo, a cerimônia será transmitida para todo o Brasil no dia 28, quando haverá a celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA.

Além de performances musicais, “A Fantástica Fábrica de Chocolates” terá “batalha de bateção de cabelo”. O evento contará com a presença de 300 artistas e influenciadores da comunidade LGBTQIA, incluindo Alana.

Pela primeira vez, o prêmio será presencial e contará com um tapete vermelho. Honrando suas origens, Alana escolheu a marca belorizontina VTRZ, do designer de moda e artista plástico Vini Vetorazzi, para vesti-la para a premiação.

Com técnicas que vão do agressivo de jeans ao upcycling, o look da artista “traz referências dos anos 80 e cultura pop”, como descreve Vini. 

Amizade do Pop 

Ao lado da mineira Lua Zanella e da nordestina Lindsey Drag, Alana Fox lançará, no dia 24 de junho, a música “Sapecar”. Segundo a artista, a canção é um piseiro e "carrega a potência de conexões culturais de diferentes estados do Brasil".

A arte do projeto foi feita com colaboração de Caio Romero. que já trabalhou com Pabllo Vittar, Karol Conka, Cleo e Pocah.
 


A parceria de Alana e Lua é antiga e ultrapassa o nível profissional. Elas já colaboraram em músicas como "Pedras" e "Profissão Princesa".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)