(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas OPINIÃO SEM MEDO

Jair Bolsonaro respira e vive às custas de violência, morte e destruição

Todas as falas, gestos e atitudes do verdugo do Planalto são carregados de ódio a algo ou à alguém; e há quem goste (muitos, aliás)


01/10/2021 07:00 - atualizado 01/10/2021 08:00

Presidente Jair Bolsonaro
Bolsonaro, e já disse isso aqui dezenas de vezes, não conhece nada que não seja a pregação do ódio e da destruição (foto: Alan Santos/PR)
Acompanhar o Brasil, a partir do exterior, tem sido uma experiência interessante. Ao mesmo tempo em que me ajuda a enxergar algumas - poucas! - virtudes, me torna ainda mais crítico e agressivo com relação às nossas infinitas mazelas. 

Os Estados Unidos, sobretudo Nova York, onde estou vivendo, nunca se curaram - e intuo, jamais irão -, do trauma de 11 de setembro. Inclusive,  escrevi a respeito, dias atrás , após participar das homenagens pelos 20 anos do atentado ao WTC.

Um dos efeitos mais perversos deste trauma remanescente é o constante estado de alerta das pessoas e das autoridades. O lado mais dramático do terrorismo, a despeito das mortes que causa, é manter eternamente aterrorizados os seus alvos.

Se alguém quiser arrumar uma tremenda de uma encrenca por aqui, o caminho é relativamente fácil. Basta pensar, falar ou agir como um terrorista em potencial, seja em público ou de forma privada. Até porque o que é ‘privado’ hoje em dia, não é mesmo?

Regra básica: não brinque com o que é sério! Na dúvida, te prenderão primeiro e te perguntarão depois. Fico imaginando esses idiotas, que fazem ‘arminhas’ com as mãos, em plena, sei lá, Times Squares, fazendo esses gestos babacas nas ruas.

BOLSONARO

Como é possível um país dar certo, ir bem, se governado por um adolescente com 66 anos, ignorante de pai e mãe, simplório e simplista em tudo aquilo que exige um mínimo de discernimento e seriedade, e que só conhece a destruição como norte?

Bolsonaro, e  já disse isso aqui dezenas de vezes , não conhece nada que não seja a pregação do ódio e da destruição. Qual a sua solução para o Brasil? Eliminar os comunistas!  Beleza. Ainda que os houvesse, e depois?  Cloroquina e ivermectina  resolveriam tudo?

Crise hídrica?  Menos banho  e mais escadas. Inflação? Sair de casa,  comer pouco  e namorar mais. Preço da gasolina?  Diminuir o ICMS . Mortes por covid? Deixar o rebanho se contaminar. Percebem? Não há nada de concreto; só divagações.

Mas pior mesmo é a vocação destruidora, a  sanha pela morte . O cara prega diariamente a eliminação de seus adversários políticos; conspira contra tudo o que a medicina e a ciência nos oferecem; e acredita piamente que só as armas libertam e salvam.

O diabo é que, para isso, para o seu proselitismo da morte, o amigo de milicianos - diga-me com quem andas… - não poupa local, decoro ou presentes. E mais uma vez, desta vez em BH, se utilizou de uma criança para fazer propaganda de rifles e de metralhadoras.

CRIMES E EUA

Bolsonaro segura arma ao lado de criança fardada em cerimônia na Cidade Administrativa, em BH
Bolsonaro empunhou arma ao lado de criança fardada, fazendo apologia da violência mais uma vez (foto: Gladystone Rodrigues/EM/DA Press)

O que este psicopata fez é crime ! Não é possível que nenhuma autoridade deste miserável País não tenha a coragem de (ao menos tentar!!) colocar este cretino no devido lugar.  Crianças não podem ser ‘garotos-propaganda’ de armas , meu Deus!

Se Bolsonaro fizesse algo assim, em público, aqui nos EUA, seria imediatamente preso. E se não fosse condenado por apologia aos massacres que vivem acontecendo por aqui, infelizmente, seria por aliciamento de incapaz. Se bobear, por incentivo a atos terroristas.

Eu não sei como era antes de 2001, mas, depois, qualquer coisa que possa servir de pretexto para um lunático armado matar civis inocentes, é considerado crime. E o que é, senão exatamente isso, o gesto usual que o devoto da cloroquina faz quase todos os dias?

Alguém já viu este sujeito oferecer flores? Já sei: coisa de viado, né? Visitar os doentes? Já sei: é mimimi. Inaugurar asilo? Já sei: velho vai morrer de qualquer maneira. Incentivar clínicas para viciados? Já sei: bando de maconheiros. Prestar solidariedade? Já sei: comunista!

Bolsonaro não tem propostas para o Brasil porque seu propósito de vida, ou melhor de morte, é outro. Infelizmente, há milhões, no Brasil e no mundo, iguais a ele. Nos EUA, também. A diferença é que, aqui, os ‘bolsominions’ vão em cana - vide os aloprados de 6 de janeiro.

VOLTANDO AO INÍCIO

Como já disse lá ‘em riba’, observar o Brasil, a partir do exterior, é interessante. Notem que não digo que é bom ou ruim, porque não se trata disso. E ainda que eu me perceba mais indignado - consequentemente, mais agressivo - não há aqui qualquer juízo de valor.

Dentre tantas coisas que nos faltam, estão a humildade e a sabedoria em reconhecer os erros. Bolsonaro foi um erro! Um tremendo erro! Manter-se atrelado a ele não fará quem errou se sentir melhor. Ao contrário. Quanto mais se insistir na escolha, pior será a sensação.

Como reza o dito popular, ‘quanto maior a altura, maior o tombo’, abandonar esse barco fantasma e seu barqueiro da morte significará alívio imediato. A dor só não passa para quem nela se mantém (psicologicamente falando, é claro). Doi menos ir ao dentista que a dor da espera. 

É muito ruim ter de encarar um erro e reconhecer que brigou por uma causa errada. Ninguém gosta de pedir desculpas. Aliás, ninguém gosta de estar errado. Mas ou assume-se o engano e tenta-se repará-lo, algo que venho fazendo há mais de dois anos, ou o preço a pagar será ainda maior e mais doloroso.

Eu já reconheci e me desculpei pelo meu voto neste traste (ainda que no segundo turno; ainda que apenas por ódio ao PT). Portanto, falo com conhecimento de causa. E você, leitor amigo? E você, leitora amiga? Vão deixar seus filhos e netos à mercê de Jair Messias Bolsonaro, o corruptor de menores?

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)