DOENÇA CRÔNICA

Um a cada três brasileiros vive com obesidade, revela Atlas Mundial

Especialistas explicam por que não existe fórmula mágica e alertam para os riscos dos modismos

Publicidade

Segundo o Atlas Mundial de 2025, da Federação da Obesidade, um em cada três brasileiros vive com a condição. O cenário coloca a doença como um dos maiores desafios de saúde pública do país, já que 68% da população tem excesso de peso e, destas, 31% têm obesidade e 37% têm sobrepeso.  Para especialistas, não existe fórmula mágica. O sucesso no emagrecimento está na compreensão de que cada pessoa possui um metabolismo único, com necessidades e limitações específicas. 

Renata Cerqueira, endocrinologista da Hapvida, aponta que o primeiro passo para quem deseja emagrecer com saúde é entender que a perda de peso precisa estar alinhada à saúde global do paciente. “A obesidade é uma doença crônica, multifatorial e com causas que variam entre comportamentais, genéticas, hormonais, ambientais e sociais. Por isso, qualquer estratégia de emagrecimento deve ser acompanhada por profissionais que avaliem a fundo esse contexto”, destaca. 

Pessoas que vivem com essa condição carecem de apoio e enfrentam dificuldades físicas, sociais e psicológicas, pois parte da sociedade ainda não a encara pelo que de fato é: uma doença. Entretanto, há tratamento. A perda de peso de forma saudável exige uma mudança de comportamento, com dieta equilibrada, atividade física regular e acompanhamento médico. 

Atalhos, como dietas da moda e automedicação, podem colocar o organismo em risco. “Além de causarem desequilíbrios nutricionais e hormonais, essas práticas podem agravar problemas metabólicos e levar ao chamado efeito sanfona, com ciclos de perda e ganho de peso que prejudicam ainda mais a saúde”, ressalta a endocrinologista. 

Casos individualizados

Os avanços da medicina têm permitido uma compreensão mais aprofundada do metabolismo de cada indivíduo, o que possibilita a elaboração de protocolos de emagrecimento personalizados. Renata explica que esses planos são construídos com base em exames, avaliações clínicas, análise da composição corporal, rotina, histórico de saúde e até fatores emocionais. 

Enquanto algumas pessoas conseguem emagrecer apenas com mudanças de hábitos, outras precisam de medicamentos e, em casos mais graves, a cirurgia bariátrica pode ser a alternativa indicada. 

Além da alimentação e da prática de exercícios físicos, aspectos como sono, estresse e suporte emocional impactam diretamente os resultados. “Precisamos olhar o paciente como um todo. Emagrecimento de verdade acontece com mudança de estilo de vida. E isso leva tempo, acompanhamento e orientação”, afirma a especialista. 

Mudança de vida 

“Eu queria operar, porque achava que não havia outro jeito. Também não desejava emagrecer por meio de remédios, e sim com algo mais definitivo. Foi aí que descobri outro caminho”, lembra o corretor de imóveis Eduardo Cezar. 

A solução encontrada foi o Grupo de Apoio à Pessoa Obesa (Gapo), uma linha de cuidados voltada para pacientes com obesidade grave – também conhecida como mórbida ou grau 3 (IMC acima de 35). O objetivo da linha de cuidados é, durante dois anos, proporcionar caminhos para o emagrecimento dos pacientes de forma saudável, evitando a necessidade de intervenção cirúrgica. 

Segundo uma pesquisa da Universidade King's College London, do Reino Unido, a chance de uma pessoa voltar ao peso normal, dentro de um ano, depois de estar obesa, é menor que 1%. Participante do Gapo desde o final de 2023, Eduardo já conseguiu eliminar cerca de 22kg. 

Para esse resultado, os integrantes do Gapo têm acesso a terapia, palestras de acolhimento e atendimento multidisciplinar, com equipe composta por psicólogos, nutricionistas, endocrinologistas e clínico geral. 

Eduardo Cezar, que participou do projeto, enfatiza que “ter esse acompanhamento especial ajudou muito, pois a cada consulta com avaliação dos exames, os profissionais dão novas orientações e um norte do que precisa ser feito para continuar nesse caminho.” Além de ganhar mais saúde, ele realizou o sonho de poder voltar a jogar futebol com os amigos. 

Protocolos multidisciplinares

Na Clinescultural, clínica de saúde integrativa e bem-estar, o emagrecimento é conduzido por meio de um protocolo multidisciplinar que combina tecnologia, medicina personalizada, nutrição e suporte estético. A proposta é oferecer uma experiência de cuidado completa, que vá além da balança e promova transformações reais no estilo de vida dos pacientes.

O protocolo começa com uma avaliação de bioimpedância e definição de metas reais e alcançáveis. A partir desses dados, a equipe da clínica desenvolve um plano individualizado que inclui reeducação alimentar, suplementação específica, prática regular de exercícios físicos e orientação comportamental. 

“Muitas pessoas chegam até nós frustradas com dietas que não funcionaram. Nosso trabalho é mostrar que, com orientação adequada e acompanhamento contínuo, é possível transformar não só o corpo, mas a saúde e o bem-estar como um todo”, explica o médico e diretor da clínica, Alexandre Adolfo, com pós-graduação em endocrinologia.

Além disso, para otimizar os resultados, a empresa também trabalha com procedimentos estéticos como drenagem linfática, criolipólise e radiofrequência. Alexandre explica que esses recursos não são apenas complementares. “Eles ajudam a reforçar a autoestima e a percepção de progresso, o que é essencial para a adesão ao tratamento. Também atuam em pontos específicos como retenção de líquido, gordura localizada e flacidez, potencializando o resultado final”, pontua.

Canetas do emagrecimento

Embora sejam ferramentas importantes em muitos casos, o uso de medicamentos como a semaglutida e a tirzepatida, muito conhecidas atualmente como “canetas emagrecedoras”, deve sempre ser feito com orientação médica. Os dois especialistas reforçam que automedicação pode trazer riscos à saúde e comprometer o tratamento.

“Essas substâncias interferem diretamente no apetite e no metabolismo. Por isso, precisam ser prescritas com base em exames e acompanhadas de perto, inclusive para o controle de possíveis efeitos colaterais”, destaca Renata.

Para Alexandre, os novos medicamentos representam um avanço importante e, em muitos casos, têm substituído procedimentos mais invasivos, como a cirurgia bariátrica. “Hoje conseguimos resultados muito positivos com segurança. Mas é preciso lembrar que o foco não deve estar só no emagrecimento rápido, e sim na manutenção do peso a longo prazo.”

Eber Diamantino é advogado e foi um dos pacientes que vivenciou essa transformação, por meio do protocolo da Clinescultural. Após anos lutando contra a balança e lidando com problemas como hipertensão, pré-diabetes, inflamação no fígado e distúrbios do sono, ele decidiu buscar ajuda profissional.

Eber Diamantino
Eber antes de iniciar protocolo de emagrecimento Clinescultural/Divulgação

“Eu já não conseguia reagir sozinho. Quando vi os resultados de uma prima que passou pelo protocolo da clínica, resolvi tentar também. Desde o início me senti seguro, porque passei por uma bateria de exames e recebi orientações detalhadas do Dr. Alexandre e da nutricionista Beatriz. Comecei a usar a tirzepatida com acompanhamento e, em pouco tempo, os resultados foram surpreendentes”, relata.

Eber Diamantino
Eber após emagrecer 33 kilos Clinescultural/Divulgação

Em menos de três meses, Eber eliminou 32 quilos, deixou de usar medicamentos para pressão arterial e diabetes e viu seus exames hepáticos voltarem ao normal. “Parece que meu corpo foi reiniciado. Melhorei meu sono, disposição e incorporei hábitos saudáveis. É desafiador, mas vale cada esforço”, completa.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
 

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay