Latas de cerveja sem rótulo, geladas, 'suando' -  (crédito: Pexels)

No caso das bebidas alcoólicas, quando ingeridas em excesso, elas também causam irritação e ressecamento da garganta

crédito: Pexels

Água bem gelada, sorvete, raspadinha, cerveja e caipirinha. Vale tudo para refrescar o corpo em meio ao calorão que é feito nas mais diversas regiões do país. E a ingestão de líquidos e alimentos em baixas temperaturas é sempre uma solução desejável a quem busca por alívio imediato - o que de fato acontece.

 

O problema, geralmente, vem depois. Na hora de dormir ou de acordar, ou mesmo passados alguns dias, a garganta muitas vezes costuma “reclamar”. Ou seja, vem aquela dor, tosse, irritação e incômodo ao engolir, o que já indica algum tipo de inflamação ou mesmo infecção.


A razão, segundo Cristiane Passos Dias Levy, otorrinolaringologia do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, está justamente no choque térmico que ocorre no momento que ingerimos esses líquidos e alimentos.

“Esse conflito entre altas e baixas temperaturas acaba paralisando os cílios que revestem os tecidos da garganta e nariz. São células que servem de defesa do sistema respiratório, pois filtram microrganismos e partículas de poeira que respiramos e impedem que cheguem aos pulmões. Quando esse mecanismo de defesa deixa de funcionar, mais sujeira se acumula nas mucosas, e o volume de secreção aumenta. Essa dinâmica favorece que algumas bactérias ataquem a mucosa da boca e da garganta, provocando quadros de inflamação e infecções", explica.

 

Dentre as consequências mais clássicas, Cristiane destaca a rouquidão, a amigdalite e a faringite. “São as complicações mais frequentes do impacto das bebidas frias na orofaringe", confirma.

Leia também: Como lidar com o inchaço corporal durante as altas temperaturas?

 

No caso das bebidas alcoólicas, em especial, a otorrinolaringologia destaca que, quando ingeridas em excesso, elas também causam irritação e ressecamento da garganta – o que pode potencializar os quadros de inflamação/infecção. “O álcool pode causar refluxos, gerando mal-estar e irritação na garganta, principalmente quando aliado a uma alimentação desregrada, com produtos muito gordurosos e condimentados.”

 

Abaixo, segue algumas recomendações listadas por Cristiane para evitar esse tipo de problema, sem interferir tanto nos hábitos, muito menos deixar de consumir as coisas que tanto gosta. 


Confira os detalhes:

  • Beba ao menos dois litros de água (temperatura ambiente) por dia. Isso contribui para a hidratação das mucosas da garganta
  • Evite ingerir bebidas e alimentos imediatamente retirados da geladeira ou freezer, para evitar o choque térmico na orofaringe
  • Faça a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado: sem a devida manutenção, o ar-condicionado e o ventilador podem acumular partículas de poeira e ácaros
  • Tenha uma alimentação equilibrada: priorize os vegetais e alimentos frescos, pois eles fortalecem o sistema imunológico do organismo
  • Evite o cigarro e a ingestão de álcool: fumar e beber são os agentes mais irritativos da garganta