O tratamento da dor de garganta deve ser personalizado, considerando a causa e o histórico do paciente -  (crédito: Freepik)

O tratamento da dor de garganta deve ser personalizado, considerando a causa e o histórico do paciente

crédito: Freepik

As frequentes alterações climáticas ocorridas nas últimas semanas têm impactado a saúde da garganta de muitas pessoas. Seja pela mudança com elevação ou queda brusca de temperaturas, seja por desidratação ou excesso de exposição ao ar-condicionado, o problema pode ir de um simples incômodo até uma doença mais séria. Nesse sentido, é comum recorrer às prateleiras das farmácias, onde uma variedade de sprays e pastilhas prometem aliviar o desconforto de forma rápida e eficaz.

Mas será que tais medicamentos são seguros? Há uma maneira correta para usá-los? Para entender melhor essas e outras questões, o otorrinolaringologista do Hospital Paulista, Gilberto Pizarro, alerta o tema e destaca orientações sobre os cuidados que as pessoas devem ter em relação aos produtos encontrados nas farmácias.

Gilberto Pizarro enfatiza que cada uma das opções disponíveis no mercado tem diferentes formulações e princípios ativos destinados a aliviar a dor e promover a recuperação.

Leia: Rouquidão pode ser câncer de laringe; entenda

Cuidados ao usar sprays e pastilhas

O otorrinolaringologista ressalta que sprays e pastilhas podem oferecer alívio temporário e sintomático, mas é crucial usar esses produtos com responsabilidade.

Algumas recomendações incluem:

  • Ler as instruções na bula: antes de utilizar qualquer medicamento, é fundamental ler as instruções fornecidas na embalagem. Entender a posologia e as contraindicações é essencial para um uso seguro.
  • Evitar o uso excessivo: de acordo com o especialista, ao utilizar continuamente e com frequência medicamentos, como sprays e pastilhas para dor de garganta, além do risco de dependência e efeitos colaterais indesejados, a pessoa pode acabar mascarando uma doença importante e que necessita de investigação. “Esse tipo de remédio deve ser usado apenas para aliviar sintomas que perdurem por dois ou três dias. Mais do que isso, pode indicar a presença de um problema mais sério que não se resolverá sem intervenção médica”, complementa o médico.
  • Ter atenção às contraindicações: pacientes com condições médicas específicas, como alergias a determinados componentes, devem prestar atenção às contraindicações dos medicamentos. “Em caso de dúvida, deve-se sempre procurar um profissional de saúde”, alerta o otorrinolaringologista.
  • Hidratar-se adequadamente: o médico reforça a importância de manter-se hidratado, sobretudo quando há um quadro infeccioso. “Além do uso de medicamentos, beber líquidos quentes e manter uma boa hidratação auxiliam no processo de recuperação.”

A importância da avaliação médica

Gilberto Pizarro enfatiza que, embora esses medicamentos possam proporcionar alívio temporário, é fundamental buscar a orientação de um profissional de saúde para um diagnóstico adequado. A automedicação, especialmente em casos recorrentes, pode esconder ou até agravar sintomas de problemas mais sérios.

Leia: Médicos alertam: homem tem garganta perfurada ao tentar conter espirro

“O tratamento da dor de garganta deve ser personalizado, considerando a causa e o histórico do paciente. Um otorrinolaringologista pode identificar a origem da dor e orientar sobre o tratamento mais adequado", avisa o otorrinolaringologista.

Ao enfrentar sintomas persistentes ou em caso de qualquer dúvida sobre o uso de medicamentos para dor de garganta, a consulta a um profissional de saúde é sempre a melhor abordagem para garantir uma recuperação segura e eficaz.