DESCUMPRIMENTO DE CONTRATO

Lei proíbe contrato pela PBH de empresas que abandonem obras

Empresas que abandonarem obras ficam impedidas de celebrar novos contratos com a Prefeitura de Belo Horizonte e participar de licitações por até três anos

Publicidade
Carregando...

Entrou em vigor nesta terça-feira (5/5), em Belo Horizonte, a lei que proíbe que empresas que abandonaram obras ou serviços possam celebrar novos contratos com a prefeitura da capital ou participar de licitações.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A lei se baseia no Projeto de Lei (PL) 134/2025, de autoria do vereador Leonardo Ângelo (Cidadania), que teve o mandato cassado em dezembro de 2025 por abuso de poder econômico.

No documento, ele justificou o projeto afirmando que “a paralisação de obras e serviços públicos acarreta uma série de problemas administrativos e financeiros”, com desperdício do dinheiro público, deteriorização de materiais já empregados, necessidades de novas licitações e atrasos significativos nas entregas.

Segundo o ex-vereador, quando uma empresa abandona uma obra ou serviço, é necessário contrato imediato de outra prestadora de serviço que, em muitos casos, cobra um valor superior à previsão de gasto inicial.

Para ele, a lei é uma medida para evitar que empresas reincidentes continuem “causando prejuízos ao município” e estimular o cumprimento integral dos contratos e a segurança jurídica. “As regras do jogo são claras desde o início, permitindo que os agentes econômicos ajustem suas condutas e compreendam as consequências do descumprimento dos contratos firmados”, diz justificativa do Projeto de Lei.

Ângelo também argumentou que, com essa medida, Belo Horizonte pode “avançar na garantia de uma administração mais eficiente, protegendo os interesses da coletividade e assegurando que os recursos municipais sejam aplicados da melhor forma possível”.

O que diz a lei?

Conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM), a lei abrange empresas que abandonem ou paralisem uma obra ou uma prestação de serviço em execução sem justificativa aceita pela gestão municipal.

Com isso, elas não poderão participar de licitações ou celebrar novos contratos com a Prefeitura de Belo Horizonte durante um prazo de até três anos. A duração do cumprimento da punição será definida a partir da gravidade da punição, cuja decisão pode ser contestada pelas empresas.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Ainda de acordo com a publicação, a sanção não exclui a aplicação de outras penalidades administrativas, civis ou criminais.

Tópicos relacionados:

abandono bh contrato empresas lei licitacao obras pbh pl

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay