VENDA NOVA

BH: depois de meses abandonada, capela do bairro Copacabana é revitalizada

Fundos da capela foram destruídos por um caminhão; homem em situação de rua passou a usar o local como abrigo

Publicidade
Carregando...

Quem passar pela Praça Jornalista Januário Carneiro, no bairro Copacabana, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte (MG), verá uma obra de revitalização em andamento. De acordo com moradores, a intervenção só ocorreu depois de muita pressão popular nas redes sociais. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A reportagem do Estado de Minas esteve no local na manhã desta quarta-feira (/4) e conversou com vizinhos. Rair Lopes Ferreira, de 69 anos, trabalha como subgerente em um supermercado próximo à praça e contou que, há cerca de seis meses, um caminhão que descia pela Rua Central perdeu o controle e bateu nos fundos da capela. A colisão deixou uma abertura por onde um homem em situação de rua entrou e se abrigou até este mês. A Prefeitura de BH diz que o acidente ocorreu, na verdade, há três meses.

Uma outra moradora que não quis se identificar relatou que, há cerca de um mês, outro morador fez um vídeo mostrando a situação de abandono da construção. Ela acredita que a repercussão dessa postagem fez com que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) iniciasse a obra há cerca de duas semanas, fechando a abertura dos fundos. Ao ser retirado, o morador de rua se revoltou e queimou um colchão na entrada da capela, o que destruiu a porta de madeira que havia ali. 

A capela é muito querida pela comunidade. O Depósito Ribeirão Materiais Para Construção, que fica a poucos metros da praça, doou um portão de metal e tinta para pintá-lo, a fim de proteger melhor o imóvel. Agora, a PBH realiza a revitalização também dos passeios e canteiros, o que foi visto com bons olhos pela população: “A praça é importante, está aí há décadas. Só que eu moro aqui tem trinta anos e ela já estava aí”, diz Ferreira.    

A revitalização também foi recebida com alegria por Leila Vicentina Lopes, de 66 anos. Ela conta que frequenta a Praça Jornalista Januário Carneiro desde quando era menina: “Minhas irmãs mais velhas já foram catequistas e eu frequentava a catequese aqui. Depois que cresci, participava da coroação de Nossa Senhora. Era a maior festa”.   

Agora ela lamenta que a capela esteja fechada há anos e sente falta dos eventos organizados pela comunidade que aconteciam ali. 

Procurada pelo Estado de Minas, a Arquidiocese de Belo Horizonte informou que não é responsável pela capela em questão. “O oratório construído não se vincula à gestão pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte. Foi construído com a Praça, pelo poder público e não recebe programações das comunidades paroquiais”, disse por meio de nota.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), órgão da PBH, informou que as intervenções incluem limpeza e pintura da praça, poda de árvores, quando necessário, e a revitalização da igrejinha, com recomposição da alvenaria e pintura. "A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ainda neste semestre", prometeu o Executivo municipal.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay