
Moraes concede liberdade a Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro
Filipe Martins foi libertado após seis meses de prisão na investigação sobre tentativa de golpe de Estado
Mais lidas
compartilhe
Siga noO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória a Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL), após seis meses de prisão preventiva. A informação foi divulgada pela defesa de Martins nesta sexta-feira (9/8).
O ex-assessor do ex-presidente Bolsonaro havia sido preso em fevereiro durante a operação Tempus Veritatis, que investigava uma suposta tentativa de golpe de Estado. Contudo, a defesa argumentava que a prisão de Martins não havia sido devidamente justificada.
09/08/2024 - 08:22 Vídeo: prefeito de Teresina dá cabeçada em outro candidato durante debate 09/08/2024 - 08:11 STF forma maioria pela condenação de "Fátima Tubarão" 09/08/2024 - 09:03 Ministro do STF, Dino mantém suspensão dos repasses das "emendas Pix"
Na época, a Polícia Federal (PF) alegou que Martins estaria foragido e havia risco de fuga do país. A possibilidade de "fuga" foi sustentada por uma suposta viagem aos Estados Unidos no final de 2022, quando Bolsonaro deixou o Brasil e se hospedou na Flórida. Contudo, a saída do então assessor nunca foi comprovada.
A defesa afirma que existem provas de que Martins não viajou para o exterior com Bolsonaro. Dados de geolocalização do aparelho celular do ex-assessor, por exemplo, indicam que ele estava no Brasil no período mencionado pela PF.
- Decisão do TCU sobre relógio de Lula não afeta caso das joias de Bolsonaro, diz PF
- Debate em BH: Bate-boca tem cloroquina e 'Bolsonaro preso'
A soltura de Filipe Martins também foi defendida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou a inexistência de motivos para a manutenção da prisão. Segundo o órgão, as informações apresentadas pela defesa e a quebra de sigilo telemático indicam, “com razoável segurança”, que o investigado permaneceu no Brasil.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia