
Lula: 'quero o Brasil com o padrão de vida da Suécia' e não 'igual a Cuba''
Presidente discursou durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável
Mais lidas
compartilhe
Siga noO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que sonha com um Brasil com um padrão de vida igual ao de Suécia, Dinamarca e Alemanha. A declaração do petista foi dada durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, também conhecido como ‘Conselhão’, nesta quinta-feira (27/6).
27/06/2024 - 10:19 Ibaneis diz que pode ter dobradinha com Michelle nas eleições de 2026 27/06/2024 - 11:20 Gilmar sobre descriminalização da maconha: 'Usuário precisa de tratamento' 27/06/2024 - 13:12 Lula em BH: Fuad Noman recebe o presidente, mas não cumprirá agenda
Apesar de manter boas relações com Cuba e com a Rússia, o presidente Lula disse que não quer o Brasil igual os aliados, e que o país pode se transformar em um país de “classe média”.
‘Vocês acham que eu quero um país igual a Rússia? Um país igual a Cuba? Não. Eu quero um país com padrão de vida igual à Suécia, à Dinamarca, à Alemanha. É esse país que eu sonho para a classe trabalhadora brasileira. É garantir o mínimo. Quando falam para mim que o mínimo está muito alto, pelo amor de Deus. O mínimo é o mínimo”, disse Lula.
- Bia Kicis comemora tentativa de golpe na Bolívia: 'Graças a Deus'
- Assembleia a Zema: não mande o RRF, que será derrotado
Lula também chamou de “cretino” quem atribuiu a alta do dólar às suas declarações em entrevista. Na quarta-feira (25/6), a moeda estrangeira fechou em alta e atingiu R$ 5,51, o maior patamar em mais de dois anos. Na ocasião, o presidente havia feito críticas severas ao Banco Central e a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em manter a taxa básica de juros em 10,5%.
"Quando terminei a entrevista, a manchete de alguns comentaristas era de que o dólar subiu pela entrevista do Lula. E os cretinos não perceberam que o dólar tinha subido 15 minutos antes de eu dar a entrevista", frisou.