x
ARQUITETURA E DESIGN

Arquitetura atemporal: conheça a versatilidade de Jader Almeida

Showhouse do arquiteto, designer e artista termina nesta quinta-feira, em São Paulo. Espaço de 4 mil metros quadrados combina arte, bom gosto e sensorialidade

Publicidade

Imagine-se entrando em um ambiente agradável, belo e arejado. Já nos primeiros passos, ainda na recepção, você é brindado com um arzinho frio que vem da parte superior. O túnel escuro permite que o visitante descanse o olhar, dando a largada para a jornada imersiva  É assim que os visitantes se sentem ao ingressar no espaço elaborado e executado pelo artista, arquiteto e designer Jader Almeida, que, em pouco mais de 30 dias, com a ajuda de uma equipe de 400 colaboradores, pôs de pé, em um bairro da Zona Oeste de São Paulo, a showhouse JADERALMEIDA 2025, depois de cinco anos desde a última edição.

O catarinense Jader Almeida, de 43 anos, é uma espécie de businessman multifacetado. Atua em várias frentes, como sócio de Cláudio Frank, e diretor criativo da SOLLOS, uma indústria que usa a madeira como matéria prima de forma racional e sustentável, investindo em equipamentos de última geração combinados com técnicas artesanais. 

Clássico e atemporal: mobiliário de Jader Almeida combina tons de bege, marrom e preto, além do design arrojado em madeira e resina
Clássico e atemporal: mobiliário de Jader Almeida combina tons de bege, marrom e preto, além do design arrojado em madeira e resina Ellen Cristie/EM/D.A Press

Sobre o portfólio do artista, os números são bastante significativos: sob seu comando estão cinco unidades fabris com 30 mil metros quadrados de área, sendo três em Princesa e duas em Chapecó, todas em Santa Catarina; mais de 1.000 colaboradores diretos e indiretos, 1.300 itens em linha de produção, distribuídos em mais de 30 países, e 128 prêmios nacionais e internacionais de design. 

O resultado pode ser conferido na showhouse de Jader, que fica na Avenida das Nações Unidas, em São Paulo, até 3 de abril. Ao todo, são 37 ambientes, entre os quais 87 lançamentos, dispostos em 4.000 metros quadrados de área expositiva, distribuídos em dois andares. Muito mais que uma exposição de peças arquitetônicas, a showhouse é uma experiência sensorial, que une design, arquitetura e arte em um só espaço.

Dividido em seis células, o visitante tem acesso aos espaços: IN and OUT (ambientes criados para áres internas e externas), lounge, living, lighting, little wishes e aos lançamentos do artista. 

Mesa de madeira em diversos tons de bege e marrom e sofá de quatro lugares suspenso
Mesa de madeira em diversos tons de bege e marrom e sofá de quatro lugares suspenso Ellen Cristie/EM/D.A Press

“A ideia da showhouse nasceu em 2007. Num primeiro momento, como uma necessidade de se criar um espaço para lançamento de produtos com todo o nosso portfólio - como mobiliário, mesas, cadeiras, tapetes etc. Diferentemente das feiras, em que você tem os estandes e as pessoas transitam, isso acaba caindo na questão da negociação, preço e tal, nós nunca vendemos móveis. Nós vendemos um contexto, desejos, o sonho, a felicidade, um estilo de vida”, comenta.

O primeiro espaço foi no Jóquei Clube, em São Paulo - em um sobrado de 300, 400 metros quadrados. “Conseguimos convidar pessoas que nos interessavam e, com o tempo, fomos apresentando nossa casa, a partir do meu olhar de arquiteto, designer e artista, trabalhando os cinco sentidos, de alguma maneira ‘tangibilizando o intangível’, gerando sensações nas pessoas.” 

Lighting: luminárias têm uma área reservada somente para elas

Lighting: luminárias têm uma área reservada somente para elas

Ellen Cristie/EM/D.A Press
 

E o que o artista promete, ele realmente entrega. Cada ambiente explora diferentes narrativas, combinando formas, luzes e materiais que ele mesmo desenha e produz em suas fábricas. Como marca registrada de Jader Almeida, estão bom gosto, atemporalidade, elegância, originalidade e a perfeita combinação de tons e cores em suas produções. “Costumo dizer que não é apenas uma luminária. Sem desqualificar a função primária de uma peça, mas acrescentando a função poética, intrínseca do produto. Cada detalhe é cuidado, mesmo que seja um espaço efêmero.”

No Brasil, são 10 lojas próprias, além de 30 revendas e, desde 2020, o negócio opera sob a marca JADERALMEIDA no varejo, consagrando suas criações no segmento “triple A” (AAA) ou premium. As lojas estão localizadas em Balneário Camboriú (2), Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Florianópolis, Ribeirão Preto e São Paulo (3).

Para quem pretende adquirir uma de suas peças com preços mais acessíveis, o designer criou a pop-up store Little Wishes - que são os pequenos desejos que todos nós temos, com luminárias, peças de arte, aromatizadores, velas, descanso de talheres, entre outros . Na showhouse, os visitantes têm acesso a centenas de adornos menores, mas nem por isso menos elegantes, ótimos para presentear, inclusive com um setor de joias desenhadas pelo próprio artista seguindo a linha das obras premiadas.  

KNOW-HOW NA ADOLESCÊNCIA

Jader Almeida começou a carreira bem cedo. Aos 15 anos, ingressou no ramo da indústria em sua terra natal, Chapecó (SC) e, aos 16 anos, começou a fazer cursos técnicos no Senai.  “Essa trajetória na indústria, iniciada aos 15 anos, me proporcionou além da vivência, oportunidades de viajar, conhecer pessoas, grandes projetos, ir a feiras. Eu participava de vários setores, mas como desenhista técnico, comecei a ter o entendimento das pequenas partes do produto até o resultado final, passando por máquinas, ferramentas, enfim, de toda a cadeia produtiva, o que me trouxe uma bagagem.” 

E aí o conhecimento foi se ampliando:  embalagens, produtos, otimização, logística, transporte. Aliados à habilidade com desenhos, o curso de graduação em arquitetura foi uma sequência natural. “Aos 21 anos, já trabalhava há seis, e acabei me aliando a Cláudio Frank, e fundando a SOLLOS, sendo ele a parte industrial e eu a mente criativa, digamos assim”, comenta. 

EXPANSÃO INTERNACIONAL

A parceria com Cláudio Frank não para por aí. Os planos de Jader Almeida é expandir os negócios para além do Brasil. A marca, que conta com revendas em 30 países, agora se consolida em um dos mercados considerados mais competitivos do mundo. Ainda este ano e até 2027, ele pretende abrir mais três lojas JADER ALMEIDA, desta vez nos arredores de Washington D.C. (Maryland), Nova York (Tribeca) e Miami, nos Estados Unidos, investindo maciçamente no varejo norte-americano. 

Em Maryland, o espaço terá 400m², que abrigará cerca de 300 peças; em Tribeca serão 500m² e a terceira (e mais ousada), a flagship JADERALMEIDA terá 1.700m² em dois andares, sendo construída “do zero” em uma área - Design District -, conhecida por ser um hub de inovação e criatividade.

O artista não descarta o lançamento de lojas em outros dois polos - Los Angeles, na Califórnia, e Dallas, no Texas. Seu objetivo é se tornar uma “marca das Américas”. 

Para quem estiver em São Paulo esta semana (até 3/4), esta é uma ótima oportunidade para uma experiência imersiva combinando arquitetura, design e arte. A showhouse conta ainda com o lounge JADERALMEIDA - um restaurante-bar com pratos sofisticados, cardápio de bebidas e tratamento vip. 

SERVIÇO

Showhouse JADERALMEIDA 2025
Endereço: Av. das Nações Unidas, 345, Vila Leopoldina, São Paulo
Dia: até 3 de abril
Horário: das 10h às 21h
Ingresso: gratuito e estacionamento com vallet gratuito no local
Informações: www.jaderalmeida.com

Tópicos relacionados:

arquitetura arte design showroom

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay