VOCÊ COMERIA?

Vídeo: família cozinha filé esquecido no freezer desde 2017

Registro mostra teste culinário com uma peça de filé mignon guardada desde 2017

Publicidade
Carregando...

Um vídeo viralizou nas redes sociais ao mostrar uma família reunida para cumprir uma promessa inusitada: preparar e provar um filé mignon que estava congelado desde 14 de novembro de 2017. A publicação foi feita pelo nutricionista Juscélio Araujo.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

“Finalmente, a gente descongelou esse filé que estava esquecido na casa do meu pai desde 2017… promessa é dívida”, disse, mostrando um post com mais de 14 mil curtidas, muito acima das 2 mil necessárias para que ele seguisse com o desafio.

Nas imagens, a família descongela a peça “como manda o figurino”, segundo o narrador. Ao abrir a embalagem, eles analisam a carne com surpresa. “A textura tá normal”, comenta uma das participantes. “Bem vermelhinho”, acrescenta o pai, enquanto o filho cheira o filé e reage com uma mistura de dúvida e aprovação: “Acho que vai tá bom…”.

Depois de cortar a carne em medalhões altos, o filho sela o filé apenas com sal e pimenta, destacando que “filé nem precisa de tanta coisa”. O clima então muda para um suspense cômico: “Tanananã…”, brinca o narrador, enquanto a família debate quem deve provar primeiro. Entre risos, o pai dispara: “Eu vou viver mais!”, arrancando gargalhadas dos demais.

Todos provam a carne e elogiam: “Tá bom!”, “Uma delícia!” e até “Perfeito!”. Em tom de brincadeira, a família brinda dizendo: “E essa foi a última refeição da família!”. A cena rende humor, mas também atenção do público.

A verdade, no entanto, aparece logo depois. Para evitar qualquer risco — especialmente para as crianças — o narrador revela que o prato servido na mesa era feito com carne fresca. “Pra não dizerem que somos pais irresponsáveis, a gente comprou outro filé novinho”, explica, enquanto mostra o jantar completo com risoto de parmesão.

Mas o vídeo vai além da piada. Na reta final, ele ganha um tom emocionado com fotos antigas da mãe do narrador, já falecida. “Parece que a gente tinha se teleportado para oito anos atrás, quando a minha mãe ainda estava aqui”, diz. 

Segundo ele, a brincadeira acabou virando um pretexto para reunir a família, relembrar histórias e fazer planos para o futuro. O vídeo termina com todos à mesa desejando um fim de ano cheio de coisas boas aos espectadores.

Mas afinal… é seguro comer carne congelada por tantos anos?

A família não comeu a carne antiga, seguindo a orientação de especialistas em segurança alimentar. A orientação é que carnes bovinas podem ser mantidas congeladas por 4 a 12 meses, dependendo do corte e das condições de armazenamento.

No caso da carne moída, a validade é de 3 a 4 meses. Após esse período, a proteína não necessariamente causa intoxicação, mas perde qualidade nutricional, sabor, textura e pode apresentar riscos, especialmente se o congelamento tiver sido irregular.

Já a carne suína em cortes inteiros dura até 6 meses congelada; e a moída até 3 meses. O bacon deve ser ingerido até, no máximo, 1 mês congelado; enquanto a linguiça fresca, até dois meses. 

Se o frango for inteiro, a regra é diferente: a ave inteira tem validade de 12 meses; pedaços, como peito, coxa e sobrecoxa, até 9 meses; para os miúdos, o prazo é de 4 meses. 

Os peixes variam com o tipo: 

  • Magros (tilápia, bacalhau fresco, linguado): até 6 meses;
  • Gordos (salmão, atum, truta): até 3 meses;
  • Frutos do mar (camarão, polvo, lula): até 3-4 meses.

A carne congelada está boa para consumo se não apresentar indícios como odor azedo, amônia ou ranço; coloração marrom acinzentada com manchas esverdeadas; textura pegajosa ou viscosa; cristais de gelo excessivos dentro da embalagem (indício de descongelamento e recongelamento).

Qual a melhor forma de congelar a carne?

  • Congele a carne ainda fresca e em porções menores para facilitar o uso;
  • Utilize embalagem a vácuo ou sacos próprios para congelamento, retirando o máximo de ar;
  • Mantenha o freezer a -18°C ou menos;
  • Evite abrir o freezer muitas vezes, para não comprometer a temperatura;
  • Organize por data e use o sistema PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai).

Como descongelar de forma segura

  • O método mais seguro é sempre na geladeira, por horas ou durante a noite;
  • Em casos mais rápidos, use o micro-ondas no modo específico de descongelamento, mas cozinhe imediatamente;
  • Nunca descongele carnes em temperatura ambiente ou na água quente.

Pode recongelar?

  • Carne crua não deve ser recongelada depois de totalmente descongelada;
  • Carne já cozida pode ser recongelada, desde que resfriada corretamente.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

 

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay