TRAGÉDIA

ATR-72-500: conheça modelo de avião que caiu em Vinhedo-SP

Ainda não se sabe se acidente foi causado por erro humano ou falha técnica; aeronave viajava com 62 passageiros

Publicidade

Um avião da VoePass, modelo ATR-72, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo, caiu na tarde desta sexta-feira (9/8) em Vinhedo, interior de São Paulo, no Bairro Capela. O voo 2283 partiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Sete equipes do Corpo de Bombeiros estão empenhadas no atendimento da ocorrência.

O ATR-72-500, fabricado pela empresa franco-italiana ATR, é um modelo turboélice utilizado para rotas regionais. Com uma velocidade máxima de 511 km/h, a aeronave possui 27 metros de envergadura e comprimento, e 7,65 metros de altura.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o ATR-72-500 é conhecido por sua eficiência em voos de curta distância. Ele opera em altitudes de até 10 mil pés (cerca de 3 mil metros) e pode atingir uma velocidade máxima de 510 km/h. O modelo é capaz de transportar um peso máximo de 7 mil quilos, tornando-o adequado para voos regionais com variadas demandas de carga e passageiros.

Características Técnicas do ATR-72-500

  • Capacidade de Passageiros: Até 68 passageiros em configuração padrão, além de uma tripulação de quatro membros.
  • Motores: Equipado com motores Pratt & Whitney PW127, que proporcionam potência e eficiência em rotas curtas e médias.
  • Velocidade de Cruzeiro Máxima: Até 510 km/h.
  • Capacidade de Combustível: Aproximadamente 5.000 litros, permitindo cobrir distâncias de até 1.500 quilômetros, dependendo das condições de carga e operação.
  • Altitudes de Operação: Até 25.000 pés (cerca de 7.600 metros), com altitude de cruzeiro ideal entre 15.000 e 20.000 pés.
  • Peso Máximo de Decolagem: Aproximadamente 23 toneladas (23.000 kg), incluindo a aeronave, passageiros, tripulação, combustível e carga.



 

Não é o primeiro acidente

O modelo ATR-72-500 já esteve envolvido em outros acidentes. O mais recente ocorreu em 15 de janeiro de 2023, no Nepal.

O voo da companhia Yeti Airlines ia de Katmandu para a cidade turística de Pokhara. O voo decolou com 68 passageiros a bordo (incluindo 15 estrangeiros), além de quatro tripulantes. Pelo menos 68 corpos foram resgatados, segundo autoridades. Foi o acidente aéreo com maior número de vítimas do Nepal dos últimos 30 anos. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Leia também: Vídeo mostra queda de avião em Vinhedo, São Paulo

FAB acionada

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), está atuando na ocorrência do acidente com a aeronave da Voepass, matrícula PTB 2283, registrado na tarde desta sexta-feira (9/8) em Vinhedo (SP). Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), localizado em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.

Posição da Companhia Aérea

A VOEPASS Linhas Aéreas confirmou o acidente envolvendo o voo 2283, com a aeronave PS-VPB, na região de Vinhedo/SP. A aeronave, que decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, transportava 58 passageiros e 4 tripulantes. A companhia acionou todos os recursos disponíveis para apoiar os envolvidos, mas ainda não há confirmação sobre as causas do acidente nem a situação das pessoas a bordo. Informações estão sendo disponibilizadas aos passageiros, familiares e colaboradores pelo telefone 0800 9419712, 24h.

Nota da Prefeitura de Cascavel

A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informou que está aguardando mais informações da Voepass, a única fonte oficial no momento. Uma operação padrão de emergência está em curso para contatar as famílias das possíveis vítimas.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay