Chuva continua em BH? Veja a previsão do tempo para esta sexta (13/3)
A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 60% durante a tarde, veja a previsão do tempo completa para a capital mineira e Minas Gerais
compartilhe
SIGA
A chuva esteve presente no dia a dia dos belo-horizontinos ao longo da semana e, nesta sexta-feira (13), o cenário não será diferente. A previsão indica mais um dia de tempo instável na capital mineira. De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, o dia será de céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva, que podem ocorrer por vezes fortes e acompanhadas de raios e rajadas de vento. A temperatura mínima registrada foi de 18,2 °C, enquanto a máxima estimada é de 28 °C. A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 60% durante a tarde.
Temperaturas mínimas registradas por regional
- Barreiro: 18,2 °C, à 01h15.
- Centro Sul: 18,5 °C, às 3h50.
- Oeste: 18,2 °C, com sensação térmica de 11,8 °C às 6h.
- Pampulha: 19,6 °C, com sensação térmica de 21,9 °C às 5h.
- Venda Nova: 20,1 °C, às 5h15.
Acumulado de chuvas (mm) em Março até às 5h30 do dia (13/3)
- Barreiro: 204,9 (103,7%)
- Centro Sul: 151,6 (76,8%)
- Hipercentro: 84,2 (42,6%)
- Leste: 175,4 (88,8%)
- Nordeste: 102,8 (52,1%)
- Noroeste: 147,8 (74,8%)
- Norte: 55,4 (28,1%)
- Oeste: 157,4 (79,7%)
- Pampulha: 107 (54,2%)
- Venda Nova: 74 (37,5%)
Média Climatológica Março 197,5mm
Como fica o tempo em Minas?
Em Minas Gerais, persistem nesta sexta-feira condições favoráveis para as típicas pancadas de chuva de verão. Segundo a previsão meteorológica, a formação de uma área de baixa pressão nas proximidades do litoral da Região Sudeste mantém o tempo instável.
Ao longo do dia e durante o fim de semana, a tendência é de maior nebulosidade, principalmente no centro-sul do estado. Mesmo assim, as chuvas devem ocorrer de forma isolada, em pancadas típicas do período, que podem vir acompanhadas de trovoadas em algumas regiões.
Características do clima no mês de março
Março marca o fim do período mais chuvoso em Minas Gerais. As chuvas costumam ocorrer em forma de pancadas isoladas, típicas de verão, provocadas pelo calor e pela umidade ao longo do dia. Em alguns períodos, pode haver a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que favorece chuvas mais persistentes. Também podem ocorrer veranicos, com alguns dias seguidos sem precipitação.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), março tende a ter volumes de chuva de normal a acima da média e temperaturas acima do padrão histórico, com precipitações frequentes, geralmente em forma de pancadas rápidas.
O que fazer em caso de chuva?
- Não enfrente alagamentos: evite atravessar vias alagadas, mesmo de carro. A força da enxurrada pode ser perigosa, e a água pode esconder bueiros abertos ou buracos.
- Evite contato com a água: não toque em águas de inundações, pois há risco de contaminação e de choque elétrico.
- Proteja-se contra raios: não se abrigue debaixo de árvores ou próximo a postes. Durante tempestades, desligue aparelhos elétricos para evitar danos causados por descargas.
- Previna-se em casa: mantenha calhas e ralos limpos para facilitar o escoamento da água da chuva e evite descartar lixo em locais que possam entupir bueiros.
- Busque ajuda: em situações de emergência, como risco de deslizamento ou desabamento, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Sinais de que deslizamentos podem acontecer
- Trincas nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de postes ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
Recomendações
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
- Coloque calhas no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199. Uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço é gratuito.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram, no endereço defesacivilbh.