Avião da FAB com deportados dos EUA decola de Manaus para BH
Imigrantes deportados devem pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte às 21h
compartilhe
Siga no
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transporta os 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos até o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, decolou de Manaus neste sábado (25/1). O Airbus A332, modelo KC-30, decolou às 16h40, horário local, e deve pousar em Minas Gerais às 21h.
A aeronave da FAB foi acionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após ser informado das condições dos brasileiros frente às autoridades norte-americanas. Os imigrantes deportados estavam algemados e acorrentados.
-
25/01/2025 - 11:51 BH: motociclista avança sinal, bate em outras três motos e deixa feridos -
25/01/2025 - 18:17 Vídeo: brasileiros deportados dos EUA chegam acorrentados -
25/01/2025 - 18:07 BH: Defesa Civil emite alerta de chuva forte no final deste sábado (25/1)
Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que determinou a retirada das algemas e correntes, o caso era um flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros. Em nota, a pasta ressaltou o princípio da dignidade humana, “basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”.
Em nota, a PF afirmou que a ação foi tomada para garantir a soberania brasileira em território nacional. Segundo a corporação, as autoridades americanas queriam manter os brasileiros detidos.
- Grande BH: motociclista morre em batida com ônibus neste sábado
- MG: avião de pequeno porte faz pouso de emergência após pegar fogo
A Polícia ainda acolheu os deportados e os acomodou em uma área restrita do aeroporto. No local, eles receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros.
Os deportados chegaram em Manaus na noite desta sexta-feira (24/1), transportados pelo governo do presidente republicano, Donald Trump. Apesar do destino final ser BH, a aeronave americana precisou fazer um pouso de emergência na capital do Amazonas.