Temporal em BH mais que dobrou nível de chuva nessa quinta-feira
As regiões Pampulha, Noroeste, Barreiro, Oeste, Centro-Sul e Venda Nova registraram chuva ‘extremamente forte’, segundo classificação da Defesa Civil
Mais lidas
compartilhe
Siga noO temporal dessa quinta-feira (16/1) não apenas superou, como provocou mais que o dobro do nível de chuva que estava previsto para Belo Horizonte, em um comunicado da Defesa Civil.
O aviso meteorológico indicava chuva de até 20 mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até as 8h desta sexta-feira (17/1). No entanto, cinco regionais da capital mineira registraram mais de 50 mm de chuva em apenas duas horas.
-
17/01/2025 - 14:06 Caminhão carregado de vacinas tomba e fecha rodovia em Minas -
17/01/2025 - 14:08 Prefeitura de BH divulga datas de pontos facultativos em 2025 -
17/01/2025 - 14:38 BH: 40 toneladas de lixo já foram recolhidas após temporal
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Waldir Figueiredo Vieira, ressalta que, perto das 16h, quando o órgão soltou o comunicado de chuva, havia pouca probabilidade da formação de um temporal com a magnitude que caiu.
“Isso é uma situação que demanda a necessidade de um acompanhamento permanente pelo monitoramento da Defesa Civil, por isso que nós mantemos o meteorologista 24 horas na Defesa Civil, para manter a população permanentemente informada”, detalha.
Durante o temporal, os moradores de Belo Horizonte receberam um alerta extremo no celular. O aviso indicava o bloqueio da Avenida Heráclito Mourão de Miranda, na Pampulha. A via foi interditada em razão do risco de transbordamento do córrego Ressaca. A Vilarinho, em Venda Nova, a Francisco Sá, na Região Oeste, e a Teresa Cristina, no Barreiro, também foram interditadas.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
A chuva intensa alagou vias públicas, arrastou carros, deixou pessoas ilhadas e ocasionou a queda de uma encosta em Venda Nova. A região foi uma das mais afetadas pelo temporal. Além de Venda Nova, as regionais da Pampulha, Noroeste, Barreiro, Oeste e Centro-Sul também registraram chuva ‘extremamente forte’, segundo classificação da Defesa Civil. Ainda segundo o órgão, durante o período de chuva intensa, o volume registrado nessas localidades chegou a 5,5 mm por minuto.