
Enem: saiba quem é o estudante de BH que gabaritou a prova de matemática
Essa foi a primeira vez que Henrique Pedra, de 18 anos, fez o vestibular. O estudante diz que gostar de matemática' foi seu diferencial
Mais lidas
compartilhe
Siga noHenrique Pedra, de 18 anos, acertou todas as 45 questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. O estudante belo-horizontino conta que essa foi a primeira vez que fez o vestibular e que gostar de matemática foi o diferencial para gabaritar a prova.
-
15/01/2025 - 16:34 MG: músico gospel dado como desaparecido é encontrado e desmente sumiço -
15/01/2025 - 16:26 MG: homem agride esposa e é esfaqueado por enteado -
15/01/2025 - 17:06 MG: casal é preso por golpe de R$ 250 mil em empresa de máquinas de cartão
Ao contrário do que alguns podem imaginar, ele diz que não tinha uma rotina de estudos estrita e não fez cursinho preparatório. “Como eu gostava de matemática, já estudava 'sem querer'. Sempre buscava coisas novas”, diz o mineiro, que estava no último ano do ensino médio quando fez a prova. Foi essa relação com a matéria que fez o jovem atingir os 961,9 pontos.
Preparação
Henrique conta que fazia as listas de exercícios propostas pela escola, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, e estudava de maneira autônoma fazendo questões de outros vestibulares, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele diz que os estudos eram flexíveis. “Matemática sempre foi meu forte”, afirma o jovem.
Além disso, Henrique diz que gosta de aprender por conta própria a programar, o que fez com que ele estudasse outros assuntos da matemática, o que “acabou ajudando”. Na faculdade, o recém-formado pretende se aprofundar nessa área. O objetivo principal dele é cursar ciências da computação na Universidade Federal de Minas Gerais. Henrique se diz esperançoso. Caso precise, como plano B, pensa em tentar entrar para o curso de ciências de dados, também na UFMG.
Quanto às demais áreas do vestibular, Henrique diz que começou a intensificar os estudos mais no fim do ano, quando a prova estava se aproximando. Entre as práticas, conta que fez mais redações, o que não considera o ponto forte dele, e estudou o conteúdo de ciências da natureza.
Na realização da prova, o jovem diz que teve dificuldade para administrar o tempo somente no primeiro dia, que compreende as áreas de linguagem, ciências humanas e a redação.
A família
Helbert Pedra, pai de Henrique, diz que ele e a mãe do jovem tinham expectativas para um bom resultado. “Vimos a dedicação e o esforço dele”, afirma. Helbert também reconhece o gosto do filho pela área de exatas e a autonomia que ele tem.
Sobre o processo de preparação, o pai de Henrique destaca a importância da família, que deve apoiar o vestibulando sem cobranças. Helbert destaca que o estudo do filho era “natural”, sem pressão por parte dele ou da mãe do jovem.
Além da base familiar, Helbert defende a importância que a educação infantil tem na trajetória dos estudantes.
Notas em Minas
A redação do Enem também é uma área de destaque do vestibular. Minas Gerais foi o estado com o maior número de notas altas no texto dissertativo-argumentativo. A única nota mil na redação alcançada por um aluno de escola pública também é do estado.
Em Minas, dois vestibulandos atingiram nota máxima na redação. Por sua vez, são consideradas notas altas os resultados entre 1.000 e 980 e entre 980 e 950. No estado, 331 participantes conseguiram atingir o primeiro marco e 4.397 obtiveram entre 980 e 950 pontos.
Samille Leão Malta é a única estudante da rede de ensino pública que obteve nota mil na redação. Ela é ex-estudante da Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio, em Virginópolis, no Vale do Rio Doce, e concluiu o ensino médio no Colégio de Aplicação (Coluni) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), segundo o Governo de Minas.
“Estou muito feliz e surpresa com o resultado. Sou grata a todos que me apoiaram ao longo do meu caminho de preparação, minha família, meus professores, meus amigos", compartilha. Ela espera que essa nota a ajude a garantir uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Ao todo, 12 pessoas do país conseguiram tirar a nota máxima na prova dissertativa-argumentativa. Entre as notas máximas, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo tiveram um aluno nota mil cada. O estado do Rio de Janeiro também teve dois participantes que obtiveram mil.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata