
Cidades de Minas capricham nas luzes de Natal e esperam visitantes
Ouro Preto tem árvore com 22 metros de altura em frente ao Museu da Inconfidência, seu maior ícone
Mais lidas
compartilhe
Siga noO brilho do Natal já ilumina Belo Horizonte e o interior de Minas, especialmente as cidades do Ciclo do Ouro, num convite à celebração do nascimento do Menino Jesus, à chegada das festas de fim de ano e aos votos de esperança renovados. Cultura, história e tradições se unem, em completa harmonia, para saudar o novo tempo e garantir ótimas energias. Na noite de domingo (1), Itapecerica, na Região Centro-Oeste, abriu a programação do seu “Natal da Mineiridade Iluminado” com um cortejo pelas ruas principais, trazendo a representação da sagrada família, dos reis magos e, claro, de um personagem muito querido: o Papai Noel.
-
06/12/2024 - 19:27 Mulher que se negou a ceder assento a criança em voo diz que vai à Justiça -
07/12/2024 - 04:00 JK vive nova polêmica com outra eleição em chapa única -
07/12/2024 - 00:02 MG: jovens confessam morte de mulher; corpo foi encontrado carbonizado
“O Natal é uma época especial, de renascimento e renovação. As luzes são mais do que ornamentação. Representam a esperança, a paz e o amor que devem ser cultivados no coração de cada um de nós”, disse, na abertura da temporada, o prefeito local e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Wirley Reis, mais conhecido por Têko. Ele disse ainda que, além de encantar as crianças e as crianças, a iniciativa fomenta o turismo e a economia da cidade.
Até dia 31, Itapecerica terá várias atrações culturais gratuitas, com apresentações de dança e música. Conforme divulgado pela prefeitura, shows de artistas da cidade e da região vão animar as noites dos fins de semana na Praça do Coreto e no Mercado Municipal Mineirinho. Papai Noel poderá ser visitado em sua “casa” localizada na praça principal. Para a criançada, tem o Espaço Kids.
ÁRVORE GIGANTE
Primeira cidade brasileira reconhecida como Patrimônio Mundial (1980), Ouro Preto, na Região Central, espera receber cerca de 90 mil visitantes até 6 de janeiro, quando se encerra o período natalino. Com patrocínio da Cemig, as celebrações contam com atrações artísticas e uma árvore de Natal de 22 metros de altura. Maior das chamadas “Cidades Históricas”, ela fica diante do Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes.
A decoração deste ano valoriza as fachadas dos casarões de Ouro Preto, diz o secretário Municipal de Turismo e Cultura. Flávio Malta. “Ouro Preto é uma cidade patrimônio do mundo e, por isso, buscamos destacar janelas, sacadas, praças e largos. A árvore da Praça Tiradentes simboliza Ouro Preto como um dos mais importantes destinos desta época”, afirma Malta.
Além das luzes no Centro histórico (Praça Tiradentes e ruas Conde de Bobadela, São José e Cláudio Manoel), a gestão municipal também está decorando o Bairro Bauxita. A Praça Vereador Jorge Pedrosa (Praça da Bauxita) recebe uma árvore de 10 metros de altura e a Rua João Pedro da Silva, uma iluminação especial.
A programação do evento reúne cultura e fé, sendo integrante do Natal da Mineiridade, com tradições ancestrais das folias de reis, pastorinhas, corais, bandas civis com mais de 90 anos em atividade, cortejos natalinos e até uma pitada do carnaval, com apresentação do bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios, o mais antigo em atividade do Brasil.
“Temos atrações na Casa da Ópera, atrações nas vias públicas, cortejos lindíssimos e atrações nas igrejas. Ouro Preto se estabelece como um dos principais destinos turísticos quando o assunto é natal no Brasil”, ressalta Flávio Malta.
Outro ponto de destaque é a projeção mapeada (video mapping) na fachada da Igreja São Francisco de Assis todas as sextas e sábados, transformando as festividades em espetáculo de luz e história. A Igreja São Francisco de Assis é considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro, além de ser uma das maiores realizações do Aleijadinho (1738-1814)
LUZES DA CIDADE
Já em Mariana, primeira cidade de Minas, moradores e visitantes vivem o Natal 2024, que traz o tema “Luzes, Encantos e Histórias”. O evento, organizado pela prefeitura local, transforma o Centro Histórico em cenário mágico para as festividades do fim de ano.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
A iluminação natalina ficará até 6 de janeiro. Como não poderia faltar, tem o “Bom Velhinho”, e a Casa do Noel estará aberta ao público de terça a domingo, das 18h às 22h, até 23 de dezembro, “oferecendo uma experiência lúdica e especial para as crianças”, de acordo com os organizadores. Mariana se prepara ainda para várias apresentações musicais, que terão lugar nas praças da Sé, Jardim e Minas Gerais.