
Entenda como funciona o alerta da Defesa Civil que surpreendeu BH
O sistema será implementado em todo Brasil no primeiro semestre de 2025
Mais lidas
compartilhe
Siga noUsuários da rede de telefonia móvel em Belo Horizonte relataram ter se assustado, na tarde de domingo (1/12), com uma notificação incomum nos aparelhos celulares. O texto, com o título “alerta extremo”, veio acompanhado de um barulho de notificação, até para os celulares que estavam no modo silencioso.
A situação, no entanto, não configurou um alerta de risco real e se trata de uma demonstração para a capital mineira. A iniciativa é da Defesa Civil de Minas Gerais em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de celular.
-
01/12/2024 - 10:57 Amigo de mineiro desaparecido em Paris é hostilizado; família o defende -
01/12/2024 - 11:29 Alerta de tempestade emitido para dois terços de Minas Gerais -
01/12/2024 - 12:56 Caminhada contra violência de gênero pede justiça em caso de feminicídio
O sistema Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia móvel para enviar mensagens de texto e avisos sonoros, interrompendo qualquer conteúdo em uso no aparelho, incluindo o modo silencioso. A tecnologia é direcionada para áreas de risco, com cobertura de rede 4G ou 5G, e não exige cadastro prévio do usuário.
A ação teve como objetivo apresentar à população o funcionamento prático da ferramenta, que emite alertas sobre riscos e desastres naturais, para que a população entenda como o alerta funcionará em situações de emergência, permitindo testar sua eficácia na transmissão de informações urgentes.
O sistema deve ser implementado em todo o país no primeiro semestre de 2025. Após testes no Rio Grande do Sul, BH foi a primeira capital a receber a novidade. A partir da próxima quarta-feira (4/12), as regiões Sul e Sudeste do Brasil poderão contar com os alertas em caso de emergência.
Como funciona
O Coordenador Adjunto de Defesa Civil estadual, Major Wenderson Duarte Marcelino, explica que há dois tipos de alertas programados: extremo, como anunciado na demonstração, e severo, “Ambos são caracterizados por ameaças críticas à vida, à propriedade, à infraestruturas. A diferença entre eles é que: no alerta extremo - a urgência é imediata, precisando a população adotar medidas de autoproteção naquele exato momento. No alerta severo - a urgência não é imediata, tendo a população um pouco mais de tempo para se preparar e se proteger”, explicou.
Segundo a Defesa Civil, no caso alerta extremo, a mensagem acionará um sinal sonoro no celular semelhante a uma sirene, com duração 10 segundos - ainda que o aparelho esteja no modo silencioso. Já no alerta severo, o sinal será um “beep” similar ao do SMS, com duração de 2 segundos e ficará na tela até que o usuário clique no “Ok”.
A ferramenta só não funciona em dois casos: quando o aparelho está em “modo avião” e quando não utiliza tecnologia 4G ou 5G. No segundo caso, o Major Marcelino tranquiliza: “Alguns aparelhos ainda não operam com essa tecnologia. Nesse caso, ainda manteremos as mensagens por SMS com os alertas”, disse.
O alcance de pessoas localizadas na área de risco é definido pela Defesa Civil, que tenham celulares compatíveis (android e IOS lançados a partir de 2020) e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. Podem ser residentes ou não, nacionais ou estrangeiros. O texto chega em português para todos.
A antecipação do alerta em relação à emergência ainda não pode ser determinada. “A antecipação depende de muitos fatores, dentre eles, o tipo de desastre previsto. Eventos adversos de origem súbita, como deslizamentos e enxurradas, são previstos com poucas horas, às vezes, minutos de antecedência. Outro fator que influencia essa antecipação é a capacidade local de monitoramento e alerta”, afirma o órgão.
A Defesa Civil ainda esclarece que para ter acesso à iniciativa não é necessário baixar nenhum aplicativo e o serviço é totalmente gratuito. O texto da mensagem aparece sobreposto ao conteúdo da tela, em destaque no celular.
Não é solicitado o cadastro prévio ou a indicação de um CEP de interesse.
Susto
O alerta "extremo" que chegou pelos celulares dos belo-horizontinos está entre os assuntos mais comentados na rede social X, o antigo Twitter. 'Susto' e 'Defesa Civil' estiveram entre os assuntos mais citados no estado.
Siga o nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
A notificação incomum acompanhada de um toque semelhante a uma sirene deu um susto nos usuários das redes de telefonia móvel e rendeu muitos relatos divertidos na web.Os usuários compararam o som ao que apelidaram de “trombetas do apocalipse”. Outro internauta, bem humorado, afirmou que ao receber o alerta imaginou um cenário de guerra. Já um outro usuário da rede social contou que, para ele, o teste da ferramenta foi também um teste da saúde cardíaca. “A experiência de quase infarto que tive foi muito boa”, brincou.