
Prefeito de MG é denunciado por não entregar projeto de construção de ponte
MP acusa prefeito de Cataguases de crime de responsabilidade por não fornecer informações solicitadas pela Defensoria Pública sobre reconstrução de ponte
Mais lidas
compartilhe
Siga noO Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apresentou uma denúncia contra Jose Henrique (MDB), prefeito de Cataguases, na Zona da Mata, por crime de responsabilidade. A acusação se deve ao fato de o prefeito ter deixado de fornecer informações essenciais solicitadas pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), que eram necessárias para a instrução de um procedimento administrativo em andamento.
De acordo com a denúncia, o prefeito ignorou um pedido da DPMG feito após uma reunião no dia 28 de maio de 2024, que contou com a presença de representantes do poder público local e da Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec). Na ocasião, ficou estabelecido que a liberação de R$ 2 milhões para a reconstrução da ponte de Sinimbu dependeria da contratação, pelo município, de um profissional para elaborar o projeto da obra dentro de um prazo de 30 dias.
14/10/2024 - 15:25 Drogaria é condenada a pagar R$10 mil a jovem que teve bolsa revistada 14/10/2024 - 15:38 Startup constrói casas populares em dois dias para reduzir falta de moradia 14/10/2024 - 15:42 Detentos fogem de penitenciária em cidade de MG; polícia procura foragidos
A ponte de Sinimbu, que conecta a comunidade de mesmo nome aos distritos de Cataguarino e Glória, foi construída em 1976 e está interditada desde março de 2020, após ser severamente danificada por uma enchente. A interdição da estrutura tem causado grandes dificuldades para os moradores da região, que dependiam do acesso para atividades cotidianas.
- BH: operação mira farmácias que estariam fazendo cartões para idosos
- Uberlândia registra quatro ônibus incendiados e um apedrejado em 24 horas
- Dentista é preso quase 20 anos depois de matar namorado da ex-mulher
Um mês após a reunião, a DPMG enviou um ofício ao prefeito, solicitando que ele esclarecesse, em um prazo de cinco dias, se havia contratado o projeto de reconstrução da ponte, conforme exigido pela Sedec. No entanto, o prefeito não respondeu à solicitação, o que, segundo o MPMG, caracteriza omissão de responsabilidade.
Segundo o procurador de Justiça Cristovam Joaquim Ramos Filho, "o denunciado, mesmo tomando conhecimento da solicitação da DPMG, permaneceu em silêncio, sendo omisso em relação à segurança da população local, consistente na reconstrução da ponte, trazendo sua conduta enorme prejuízo para os moradores das localidades que eram atendidos por ela."
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Cataguases, mas não houve retorno.
José Henriques foi reeleito no pleito do último dia 06 de outubro para mais quatro anos à frente da Prefeitura de Cataguases. Ele recebeu 62,49% dos votos válidos.