
Vale conclui eliminação de mais uma barragem em Minas
A eliminação de barragens a montante é um compromisso estabelecido pela Vale após o rompimento da barragem B1, em Brumadinho
Mais lidas
compartilhe
Siga noAs obras de eliminação do Dique 1A, na mina Conceição, em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, foram concluídas. Com isso, a barragem foi totalmente descaracterizada. A eliminação de barragens a montante é um compromisso que foi estabelecido pela Vale em razão do rompimento da barragem B1, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em janeiro de 2019.
O Dique 1A é a 16ª estrutura a montante eliminada pela Vale no Brasil, do total de 30 previstas. A previsão da empresa é chegar a 60% de conclusão até o fim de 2025, quando a Vale também prevê não ter nenhuma estrutura em nível máximo de emergência. Desde o rompimento da barragem em Brumadinho, a empresa investiu mais de R$ 9 bilhões no Programa de Descaracterização de Barragens a Montante.
11/10/2024 - 12:03 Mais de 30 mil alunos de MG terão transporte e hospedagem no dia do Enem 11/10/2024 - 11:39 Temporada das águas assombra vizinhança de pontos críticos 11/10/2024 - 11:43 Homem que estuprou mulher na frente do filho é indiciado pela 3ª vez
Conforme a empresa, todas as estruturas a montante da Vale no Brasil estão inativas e são monitoradas 24 horas por dia pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa. As obras no dique 1A tiveram início em abril deste ano. Conforme a previsão, depois da conclusão, a descaracterização passará pelo processo de avaliação e validação dos órgãos competentes.
Com a eliminação da Dique 1A, cerca de 80% do Programa de Descaracterização no município foi concluído. A estrutura é a 8ª a montante eliminada em Itabira. No último mês, a obra de descaracterização no Dique 1B, também na mina Conceição, foi concluída. Os diques 2, 3, 4 e 5 do Sistema Pontal, a barragem Ipoema, na mina do Meio, e o Dique Rio do Peixe, em Conceição, já haviam sido eliminados.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
As outras duas estruturas que pertencem ao programa na cidade são os Diques Minervino e Cordão Nova Vista, ambos do Sistema Pontal. A previsão é que sejam descaracterizados depois da construção de uma nova Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ2). Segundo a Vale, a medida é preventiva e permitirá a eliminação das estruturas com segurança.
* Estagiária sob a supervisão do subeditor Gabriel Felice