
Metrô BH: por causa de obras, trens terão novos horários
A mudança se deve às obras de revitalização da via permanente. Durante dez dias, a operação acontecerá em 'linha singela'
Mais lidas
compartilhe
Siga noAs viagens do metrô de Belo Horizonte serão ofertadas com intervalos de 12 minutos nos horários de pico (das 5h15 às 8h30 e das 16h30 às 19h) da sexta-feira (11/10) até o próximo dia 20. Já nos outros horários (das 8h30 às 16h30 e das 19h às 23h), o espaço de tempo entre trens continuará a ser de 15 minutos. A mudança, foi informada nessa segunda-feira (7/10), e ocorre devido às reformas na Via Permanente do sistema, que corresponde a toda a estrutura dos trilhos, em um trecho entre as estações Lagoinha e Central. Durante esses dez dias, as obras acontecem por 24 horas ininterruptas, e não será necessária baldeação.
A intervenção começa às 20h desta sexta, com previsão de conclusão na segunda-feira (21/10) antes da abertura das estações. As atividades realizadas incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e dos lastros (camada de pedra britada). Além disso, a modernização prevê a troca de dormentes de concreto e madeira e suas respectivas fixações, entre outros componentes.
As obras deste mês foram divididas em três etapas, sendo elas: remoção completa da via existente (três dias), construção da nova (cinco dias) e liberação para circulação de trens (dois dias). “Pela linha à esquerda, os trens irão passar, e na parte interditada, será retirado o pavimento da via. Depois removemos os lastros velhos (camada de pedra britada). Em seguida, começamos a colocar os novos trilhos”, explica o gerente de manutenção da concessionária que administra o sistema metroviário na capital mineira, a MetrôBH, Roberto Fisher Machado.
08/10/2024 - 18:42 Servidores ativos do Estado têm até 20/11 para reponder censo do IPSEMG 08/10/2024 - 18:56 MG: 20 cidades estão em alerta para tempestades e granizo; veja lista 08/10/2024 - 19:21 Grande BH registra 101 ocorrências de incêndio em vegetação nas últimas 24h
É necessário que a equipe de topografia autorize a liberação do trecho para garantir que os parâmetros de geometria sejam respeitados. “Nos primeiros dias de funcionamento, os trens circulam a uma velocidade inferior, por uma questão de retrabalho e tempo de acomodação do pavimento. Leva cerca de dois dias para voltar à velocidade máxima”, destaca Roberto.
O gerente de manutenção ainda destaca os benefícios da revitalização. “Com o passar dos anos, os trilhos criam ondulações e imperfeições no contato roda-trilho, e isso acaba gerando diminuição da velocidade e maior ruído. Com a reforma, isso é removido. Teremos trilhos e pavimentos melhores, que vão promover mais conforto ao passageiro, melhor nível de segurança, uma vez que os trilhos antigos estavam desgastados, além de melhora na velocidade e menor vibração”, garante ele.
As obras da via permanente começaram em novembro de 2023 e serão finalizadas até março de 2027. O trecho da estação Central faz parte da segunda etapa do plano, que irá reconstruir 3,2 km do trajeto entre Calafate e Santa Tereza e deve ser concluída até março de 2025. A Empresa concluiu o primeiro de quatro trechos, entre as estações Eldorado e Calafate, e nesta semana inicia a quinta intervenção na via.
Como fica a operação
“Essa operação consiste em uma circulação em linha singela, dado que vamos retirar uma linha para manutenção. Os trens nos sentidos Eldorado e Vilarinho vão precisar passar, por um período, na mesma linha. É preciso passar um metrô em um sentido e depois o outro, o que acarreta em uma mudança de tempo, principalmente nos horários de pico”, explana o gerente de engenharia, Aloísio Viana. Habitualmente, os intervalos são de 7,5 minutos, e neste caso, serão de 12 minutos.
“Por outro lado, não vai haver baldeação. Os usuários que pegarem o trem no Eldorado e quiserem descer na Vilarinho, não precisam desembarcar na Estação Central, basta continuar a viagem; o mesmo acontece no sentido contrário. Será possível percorrer todo o trecho no mesmo metrô”, diz Viana.
- Matriz de Ouro Branco, joia restaurada do Barroco de Minas, é reaberta
- Valores de pedágios aumentam no Sul de Minas; confira
- Operadora deve indenizar homem trans por não mudar nome em cadastro
De acordo com o gerente, os usuários podem esperar, em média, 50 minutos de viagem completa da Eldorado até a Vilarinho.
A intervenção também abrange reformas em uma das plataformas da Estação Central. “Está previsto uma revitalização nas 19 estações. A plataforma da Central é mais ampla e tem um espaço razoável para acomodar os passageiros nesse período. Vamos mobilizar mais equipes e os agentes de atendimento, para orientar, e se necessário fazer o controle de fluxo de pessoas no horário de pico”, conclui Aloísio.
Operação do Metrô BH de 11/10 a 20/10
Horário Intervalo
5h15 às 8h30 e das 16h30 às 19h 12 minutos
08h30 as 16h30 e das 19h às 23h 15 minutos
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata