VACINA BCG

BH: vacina contra tuberculose passa a ser aplicada em 54 centros de saúde

O ideal é que as crianças tomem uma dose única ao nascer, orienta o Ministério da Saúde

Publicidade

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a vacina BCG contra a tuberculose começou a ser aplicada nos 54 centros de saúde da capital nesta segunda-feira (9/9).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

O imunizante previne contra as formas graves da doença (meníngea e miliar) e deve ser aplicado até os 4 anos de idade. O ideal é que, preferencialmente, a imunização ocorra com uma dose única ao nascer, orienta o Ministério da Saúde.

“É importante destacar que a vacina protege contra a tuberculose, que é uma doença infecciosa e transmissível, passada de pessoa para pessoa pela tosse, espirro ou fala. Para garantir proteção das formas mais graves da doença, pais, mães ou responsáveis devem levar os recém-nascidos para tomar a vacina”, informou a PBH.

O imunizante também segue disponível em quatro maternidades que atendem a rede SUS-BH na capital, sendo a do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB); a Odete Valadares; do Hospital Sofia Feldman e do Hospital Risoleta Neves. Com isso, assim que nascem, os bebês podem ser imunizados já nas unidades de saúde.

Reações

A vacina BCG geralmente deixa uma cicatriz de até um centímetro de diâmetro no braço direito. A reação inclui uma mancha vermelha que evolui para uma pequena ferida, que depois cicatriza.

Possíveis eventos adversos incluem úlceras grandes, gânglios ou abscessos na pele e disseminação do bacilo da vacina. Os gânglios ocorrem em cerca de 10% dos vacinados. Em caso de qualquer evento adverso, o serviço de vacinação deve notificar as autoridades de saúde e encaminhar o paciente para acompanhamento e tratamento adequados.

Os horários e endereços das unidades que disponibilizam o imunizante podem ser verificados no site da PBH (acesse aqui).

Tópicos relacionados:

belo-horizonte saude tuberculose vacina

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay