Defesa Civil recalcula previsão e chuvas nos próximos dias devem ser o dobro do anunciado -  (crédito: Túlio Santos/EM/D.A Press)

Defesa Civil recalcula previsão e chuvas nos próximos dias devem ser o dobro do anunciado

crédito: Túlio Santos/EM/D.A Press

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de chuva após recalcular a previsão, e o volume pluviométrico deve ser o dobro do esperado. O alerta é válido até às 8h desta sexta-feira (19/4).

 

Inicialmente, a previsão era de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada de ventos intensos de até 60 km/h. No entanto, às 15h09 desta quinta-feira (18), o alerta foi atualizado devido aos registros de chuva e a tendência para o restante do dia.

 

Ainda válido até a manhã de sexta, o alerta agora prevê o acréscimo do volume de 20 a 30 mm em relação ao alerta anterior, totalizando 40 a 60 mm. De acordo com a Defesa Civil, o motivo da mudança de estimativa foi a frente fria que se aproxima da capital, se desloca pelo oceano, e favorece o desenvolvimento e atuação de áreas de instabilidade e ocorrência de chuva. 

 

 

A forte chuva da tarde desta quinta (18) alagou trechos do Anel Rodoviário. A inundação invadiu a Região da Pampulha, complicando o fluxo de carros próximos ao shopping Del Rey, em BH. A força das águas também complicou o trânsito de várias outras regiões, chove em ao menos 8 delas, ainda segundo as autoridades.

 

 

As Regiões Oeste, Pampulha, Leste e Nordeste estão sendo atingidas por chuvas de 2,6 mm a 5mm/5 min, na Região Norte, as chuvas são moderadas, com intensidade de 1,1mm a 2,5mm/5 min. Já as Regiões Centro-Sul e Noroeste estão sendo atingidas por chuvas de intensidade extremamente forte, com volume maior que 5mm/5 min. De acordo com a Defesa Civil, cinco regionais já superaram a média histórica para todo o mês.

 

Leia também: BH pode ter o dia mais frio do ano neste sábado (20/4)

 

Veja as recomendações durante as chuvas

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

 

Previsão para esta sexta-feira (19/4)

De acordo com a Defesa Civil, nesta sexta (19), o dia será de céu nublado com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais.

 

Leia também: Frente fria avança sobre cidades do Sul de Minas; confira previsão do tempo

 

Na capital mineira, a temperatura mínima prevista será de 18 °C e a máxima de 28 ºC com umidade relativa do ar mínima em torno de 60%, à tarde.

 

*Estagiária sob a supervisão do subeditor Humberto Santos