
UFMG terá mais de 6 mil vagas pelo Sisu
Inscrições para ingresso na instituição de ensino começam nesta sexta (17) por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior; saiba mais detalhes
Mais lidas
compartilhe
Siga noA Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) disponibilizará 6.512 vagas em 85 cursos para ingresso na instituição pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As inscrições, que começam nesta sexta-feira (17) e se encerram na terça (21), terão 180 vagas disponíveis a mais do que na edição do ano passado.
Além do aumento no número de vagas, haverá a oferta de três novos cursos na universidade, sendo eles Engenharia de Computação, gerido de forma compartilhada pela Escola de Engenharia e pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e as licenciaturas em Matemática e em Ciências da Natureza, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus regional de Montes Claros.
-
16/01/2025 - 10:37 MG: número de cidades em situação de emergência triplica em um mês -
16/01/2025 - 10:57 BH terá 16 novos radares de velocidade e avanço de sinal -
16/01/2025 - 11:16 Vídeo: boi "pula" de caminhão em movimento
A UFMG também divulgou um edital referente ao ano de 2025 com informações detalhadas sobre o processo de candidatura. As inscrições devem ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado será divulgado no dia 26 de janeiro e a matrícula dos selecionados ocorrerá entre os dias 27 e 31 deste mês. Já a manifestação de interesse na lista de espera será entre os dias 26 a 31 de janeiro.
Mais vagas
Além dos novos cursos, houve a ampliação do total de vagas dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação, que passam de 160 para 200 vagas. Cem calouros vão ingressar em cada semestre por meio da ABI em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Os cursos serão ofertados no turno vespertino, no campus Pampulha, em Belo Horizonte.
Cursos diurnos
Outra mudança é a concentração dos horários de aulas de 19 cursos diurnos da Universidade (confira abaixo). As formações, cujas aulas eram ofertadas nos turnos da manhã e da tarde, passam a ser matutinas ou vespertinas, reunindo as atividades em apenas um dos dois períodos.
Segundo o pró-reitor de graduação da UFMG, Bruno Otávio Soares Teixeira, a mudança favorece a permanência qualificada dos estudantes nos cursos de graduação. "O estímulo à redefinição dos turnos continuará nos próximos anos e é mais uma medida destinada a aliar a formação ainda mais qualificada à busca pela permanência dos estudantes na Universidade, pensando, sobretudo, nos alunos mais vulneráveis", disse Teixeira.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Com as mudanças, passam a ser matutinos os cursos de Museologia, Ciências Atuariais, Estatística, Jornalismo, Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Relações Públicas, Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), Controladoria e Finanças, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Ciências Econômicas e Administração (Belo Horizonte). Passam a ser definidos como vespertinos os cursos de Ciência da Computação, Matemática Computacional, História (Bacharelado), História (Licenciatura), Física (Bacharelado), e Física (Licenciatura).