Para o chef Eduardo Maya, chegar aos 10 com o Feirinha Aproxima é uma alegria porque ela nasceu como um projeto com a missão de unir pessoas por meio da comida e da cultura, e ver esse propósito se fortalecer ao longo do tempo é uma grande satisfação -  (crédito: Victor Schwaner/Divulgação)

Para o chef Eduardo Maya, ver o propósito da Feirinha Aproxima se fortalecer ao longo do tempo é uma grande satisfação

crédito: Victor Schwaner/Divulgação

Uma década. Dez anos de um projeto vencedor e coletivo. A sedimentação de uma ideia que segue transformando vidas na gastronomia mineira, presenteando os mais diversos paladares e dando destaque para os prazeres da mesa, a comida de verdade. Todo esse cenário é provocado pela Feirinha Aproxima, que festeja essa data marcante e terá em 2024 um ano dedicado às comemorações do projeto idealizado pelo chef Eduardo Maya. A primeira edição do ano de comemorações está marcada para este sábado (2/03), das 10h às 17h, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, Bairro Cidade Jardim, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, com um elenco especial de expositores, escolhidos à dedo pelo curador.

"Dez anos, quem diria. Na primeira edição, no Mercado do Cruzeiro, fiquei tão emocionado ao ver tudo montado. Onde isso vai dar, a gente sempre pensa. E deu do jeito que a gente sempre sonhou, em aproximar esta cadeia gastronômica, aproximar os pequenos produtores, dar oportunidade, colocar estas pessoas em destaque e mudar, o que é o mais importante. Mudar a vida de muita gente. É o que temos feito e vamos continuar fazendo. O Aproxima vem cumprindo tudo o que nós nos propusemos a fazer", destaca Eduardo Maya.

A primeira Feirinha Aproxima de 2024 contará com delícias da culinária mineira e de várias outras partes do Brasil e do mundo. A tradicional Würscha - pão com linguiça criado especialmente para a feirinha - é presença garantida, assim como a Pitza 1780, o Classe A, Restaurante do Porto, Alcici Cozinha Árabe, os chefs Ederson Campos, Cidinha Lamounier e Alê Mendonça e outras delícias.

Os amantes de gim poderão experimentar drinques exclusivos assinados pelo premiado O'GIN. Para os apaixonados por cerveja, não faltarão opções, dessa vez com sete representantes artesanais: Krug Bier, Slod, Albano's, Laut, Verace, Mythic e Vinil.

A sobremesa está garantida com a Sorveteria Universal, deliciosos cookies e outras opções provadas e aprovadas por Eduardo Maya.

"Este ano será mega especial. Vamos ter sempre uma novidade em cada edição, mas, o mais importante, será a edição comemorativa dos 10 anos, em julho. Muita surpresa, uma edição completamente diferente, álcool, música, enfim, um festão e aguardo todos vocês", faz o convite Eduardo Maya.

Para ele, os 10 anos da Feirinha Aproxima é uma alegria: "O projeto Aproxima nasceu com a missão de unir pessoas por meio da comida e da cultura, e ver esse propósito se fortalecer ao longo do tempo é motivo de grande satisfação."

Vida transformada

Chef Ederson Campos

Chef Ederson Campos transformou a vida depois da Ferinha Aproxima. Largou o escritóro de contabilidade e, hoje, é referência na gastronomia mineira e especialista como 'assador de carnes', como diz

Denise Campos/Divulgação

O chef Ederson Campos é um dos paceiros de Eduardo Maya há pelo menos oito anos. Ele conta que teve sua história de vida transformada pelo encontro com a Feirinha Aproxima.

"Sempre gostei de cozinhar, mas em casa, em encontros, informalmente. Depois que estive na primeira edição como visitante e apreciador da boa comida, ela despertou minha curiosidade e a consciência do que é a verdadeira gastronomia. Por causa da feirinha, me descobri, me senti à vontade naquele ambiente e larguei o escritório de contabilidade. Comecei a fazer especializações, pós-graduação em controle de qualidade na gastronomia, cursos de assador, BBQ, gastronomia mineira, italiana, espanhola, francesa, portuguesa e regional brasileira. Eu me tornei membro da Federação Italiana de Chefes (FIC) e mudei de vida."

Hoje, o chef Ederson é "assador de carnes", como diz.  No cardápio, picanha, contrafilé, fraldinha e as carnes angus e wagyu, além de ser um especialista na comida mineira, viajando pelo estado para palestras e aulas propagando a cozinha daqui.

"O impacto da feirinha é real. Participo há oito anos, mais ou menos, minha primeira vez foi na Casa Fiat de Cultura. O Eduardo me convidou e apresentei uma farofa de farinha de milho, vinagrete e carne t-bone (costeleta) de suíno com molho a campanha, tudo feito ao vivo. Fiquei tão feliz, não tinha dimensão do que seria aquilo. O Eduardo tem toque de midas, é gentil, simples, humilde e hoje em dia só faço evento produzido por ele. E vou por prazer. A Aproxima é a feira de gastronomia mais charmosa do Brasil. E vamos seguir juntos. Digo que o Eduardo e a Aproxima me enfetiçaram e eu os enfeiticei também", celebra.

Para chef Ederson, é poderoso o alcance da Feirinha Aproxima. Ela vai além da ideia de uma feira comum, tradicional: "Ela abre oportunidades para as pessoas e sou um exemplo vivo. Os chefs, as marcas, os cozinheiros convidados são da classe AAA, de ponta, uma seleção de chefs top e tenho orgulho de fazer parte. E o público é sensacional, valoriza nossa comida, os pratos, fica sorridente nas filas e muitos vão à feirinha pelos meus pratos, minhas carnes. Tem famílias que me acompanham, os pais levam os filhos bebês, enfim, é tudo muito especial".

Para a primeira festa da comemoração dos 10 anos da Feirinha Aproxima, neste sábado, o chef Ederson já revela o cardápio: "Vou preparar picanha, com frutagrete (vinagrete de frutas) e farofa de castanha de caju". Deu água na boca? Vai lá saborear.

Desde a primeira edição

Feira, comida, degustação, gastronomia, música e cerveja têm tudo a ver. Mistura perfeita e harmoniosa. E, se você é daqueles que acreditam que a escolha de uma boa cerveja está ligada ao prazer de degustá-la, como o pessoal da Vinil, saiba que eles estão sempre presentes na Aproxima, desde a primeira edição. A marca tem 11 anos e a feirinha, que festeja sua década neste 2024, tem orgulha da parceria.

Fabrício Bastos, da cervejaria Vinil

Fabrício Bastos, cervejeiro e sócio fundador da Vinil, participia da Ferinha Aproxima com as cervejas artesanais da marca desde a primeira edição, no Mercado do Cruzeiro

Arquivo Pessoal
 

Pouca gente sabe, mas a origem dos festivais cervejeiros em Minas Gerais remonta à Feirinha Aproxima. A partir da participação de algumas cervejarias nas duas primeiras edições, o projeto elevou o patamar ao valorizar as cervejas artesanais do estado, convidando as principais cervejarias mineiras para a terceira edição.

Fabrício Bastos, cervejeiro e sócio-proprietário da Vinil, conta que "o início da operação da cervejaria coincidiu com o do projeto da Aproxima e, com amigos em comum, fomos convidados para participar. Interessante é que já na época usávamos duas Kombis como barracas, acho que somos quase pioneiros neste estilo, porque dava um charme a mais. E a feira, no início, tinha mais foco com produto local, mas priorizando a alimentação. Não tinha como investimento a cerveja artesanal. Mas deu certo e cerveja se tornou um produto agregador e, com BH se tornando um polo cervejeiro, tudo se encaixou".

Presente desde o Mercado do Cruzeiro, Fabrício lembra que a Feira Aproxima foi mudando de formato até encontrar a fórmula ideal: "Do Cruzeiro, fomos para o Mercado das Borboletas, que ainda não tinha a fama e virado moda como é hoje o Mercado Novo, teve outras edições no Belvedere, que não deu muito público, até ela se tornar itinerante e acampar nos locais com maior número de frequentadores, com público sempre bacana".

Fabrício destaca que BH tem várias feiras voltadas para a cerveja artesanal. No entanto, a Aproxima "tem o diferencial da gastronomia, do produtor local, a divulgação é diferente, o público não é só cervejeiro, e isso contribui para a fidelização de novos clientes."

Para a festa de 10 anos, Fabrício revela uma novidade. A Vinil fechou uma parceria com o bar Babel, o boteco de todas as línguas, que fica na Avenida Bias Fortes, esquina com a Praça Raul Soares, em Lourdes, montando uma carta pensada para harmonizar com os tira-gostos: "Pensamos novas harmonizações e criações e estas cervejas vão estar no Aproxima. Aliás, a feira, com a presença da gastronomia, nos despertou nesta direção de desenvolver outros estilos de cerveja direcionados para a harmonização com a comida."

Fabrício conta que todos os oito estilos das cervejas artesanais da Vinil estão presentes na Aproxima, mas ele destaca "a Pilsen que combina com tudo; a 78 RPM, escura; a Hop Lager, aromatizada; a Hurricane e a Imperia IPA. É legal ter essa diversidade e manter contato direto com o consumidor. Não é raro o cliente dizer que está sentado do outro lado da feira, mas atravessa o espaço por nossa Pilsen".

Mais expositores

Entre as presenças, a LeFer Brasil também está confirmada com suas panelas de ferro e acessórios de cozinha. Outro expositor que volta à feirinha é o studio Find Tattoo, com flashes tattoos, que poderão ser feitas na hora.

A parceria de sucesso com o Sebrae reforça o mix da Feirinha Aproxima, com a seleção de algumas iniciativas que trazem produtores de todo o estado. O compromisso social do evento se mostra na participação do projeto Viva Down, que irá desempenhar um importante papel na recepção dos visitantes, além de uma barraca vendendo produtos e arrecadando fundos para a entidade.

O espaço kids continua a ser uma atração gratuita para os visitantes, proporcionando diversão para toda a família. A Feirinha Aproxima ainda é pet friendly e tem entrada gratuita.

Projeto que aproxima pessoas e paladares

Desde a sua primeira edição, realizada em 12 de julho de 2014, no estacionamento do Mercado Distrital do Cruzeiro, a Feirinha Aproxima se tornou um ícone da gastronomia em Belo Horizonte. Nesses 10 anos, o projeto percorreu diversos locais da cidade, incluindo a Savassi, praças da Liberdade, Assembleia e JK, Pampulha, Buritis, shoppings BH e Diamond Mall, o pátio da Faculdade Arnaldo, Expominas, Mercado Novo, entorno do Museu Abílio Barreto, os bairros Prado, Lourdes, Centro, Vila da Serra e Barreiro, o Parque do Palácio das Mangabeiras e a Casa Fiat de Cultura. A missão sempre foi clara: aproximar o público de BH de toda a riqueza da gastronomia mineira.

Em 2014, o Projeto Aproxima expandiu seu alcance até São Paulo, consolidando-se como um sucesso em BH e fortalecendo sua proposta sólida de valorizar Minas pela gastronomia, muito antes de recebermos o título de Cidade Criativa pela Unesco.

Nunca é demais destacar que a Feirinha Aproxima é um evento feito periodicamente para reunir expositores locais e renomados do estado, valorizando a riqueza gastronômica de Minas Gerais e proporcionando momentos únicos de prazer e experiência aos visitantes. O projeto nasceu com o objetivo de valorizar o pequeno produtor, a economia familiar e a gastronomia regional. Para isso, há feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, nas quais são comercializados produtos de todas as regiões do estado.

Serviço

 

 pão com linguiça

A tradicional Würscha, pão com linguiça criado especialmente para a feirinha, é presença garantida

Victor Schwaner/Divulgação

  • Evento: Feirinha Aproxima - Especial de verão/10 Anos
  • Local: Entorno Museu Histórico Abílio Barreto
  • Data: Sábado, 02/03 - das 10h às 17h
  • Entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos
  • Instagram: @projetoaproxima